Autódromo de Brasília: vai se tornar realidade


Sendo bastante objetivo e direto, sim!


Porém, para fins de campeonatos e sua utilização, somente esta resposta é muito vaga, pois o que efetivamente se deseja saber é: quando?

E aí que a coisa começa a ficar mais difícil de se responder, pois diferente da afirmação no início do texto, obras, sobretudo num local onde só a pista tem uma extensão de 5.475 metros de asfalto, que de certa forma acaba por ser a parte mais fácil de finalizar em um empreendimento como este, tudo depende efetivamente do interesse dos autores da obra para que ele seja concluído.

Claro que asfaltar não é uma tarefa fácil, mas de todos os elementos que compõem uma pista de corrida, seguramente não é a tarefa mais difícil de ser realizada.

Porém, conversando hoje com uma fonte de dentro do BRB, o banco de Brasília, que é quem está à frente do empreendimento e será o gestor do autódromo, há um fator a mais que deve ser levado em consideração para a conclusão desta obra: estamos numa época onde as condições climática são muito adversas, sendo este um período de chuvas na região, o que pode dificultar a execução das obras, pois estas dependem de um clima firme para sua realização.

Mas, por outro lado o BRB está muito bem assessorado para a empreitada, pois tem a Terracap, empresa estatal de Brasília que é responsável por empreendimentos imobiliários do governo local, que administra a obra e em conjunto está o DER-DF, Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal, empresa que tem em seu DNA o asfalto e ter um especialista de peso como este no negócio, pode ser um diferencial muito grande para que a execução da obra tome o melhor rumo possível.

Neste sentido o trabalho a ser feito é de tal modo a atender as normas internacionais do automobilismo, com uma pista apta a receber qualquer tipo de prova de velocidade.

“O DER construiu o autódromo e agora fomos chamados para esse novo desafio do governo Ibaneis [Rocha], juntamente a outros órgãos. O asfalto que será feito aqui é diferenciado, com a adição de polímeros, que é uma estrutura mais resistente para melhorar o nivelamento desse asfalto e possibilitar as corridas, atendendo a todas as normas técnicas da Federação Internacional de Automobilismo”, explica o diretor geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr.

A ideia do conjunto de envolvidos na construção da pista é que ela realmente esteja apta a receber a última etapa da Stock Car, prevista para ser realizada no dia 12 de dezembro próximo, porém há muito o que ser feito ainda no local, onde a parte da obra que diz respeito a pavimentação está em fase de validação (através de uma pequena área asfaltada para aprovação do pavimento), porém as obras no entorno da área efetivamente asfaltada estão ocorrendo em paralelo.

Ficando ou não ficando pronto neste ano, a verdade é que o BRB visa ter um local utilizado não apenas em eventos de velocidade, mas sim criar um hub local de entretenimento, onde as instalações extra pista deverão ser amplamente utilizadas, o que pode ser uma jogada de sucesso, pois Brasília é um local com uma grande densidade demográfica e sendo assim, gente para usufruir não deverá faltar.

“A intenção é que a pista possa ter muitas outras utilidades além das corridas de automóveis e motos propriamente ditas. Queremos devolver o autódromo para a cidade cada vez mais integrada ao dia a dia e ter a maior quantidade de pessoas usufruindo deste espaço público que se encontra fechado há tanto tempo”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Na última terça-feira (19) todos os envolvidos, BRB, Terracap e DER-DF assinaram um protocolo de intenções para as obras de reconstrução da pista. O objetivo é uma colaboração mútua para viabilizar a retomada das atividades do autódromo, onde o evento contou inclusive com a presença de Ibaneis Rocha, governador de Brasília, que demonstrou um grande entusiasmo com a obra, afirmando que o projeto estará pronto dentro de sua gestão, que acaba no próximo ano.

“É um marco para Brasília a retomada do nosso autódromo. Estou feliz que ele vai voltar a receber provas automobilísticas. Para quem está há oito anos sem essa praça maravilhosa, que é o autódromo, vê-lo de volta é um sonho que vai se concretizar no governo Ibaneis”, disse Renato Constantino, que além de piloto, é presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal e estava presente no evento.

Desta forma, respondendo a pergunta título dessa matéria com mais argumentos, ao que tudo indica, mesmo que não haja provas ainda neste ano, teremos mais uma pista no Brasil, o que é um grande alento à comunidade automobilística brasileira, sobretudo depois do anúncio da demolição da pista de Curitiba, PR e dos recentes relatos de abandono do Autódromo de Caruaru em Pernambuco.

Ou seja, o show tem que continuar e agora, com mais um local para sua realização.

Fotos Divulgação

 

Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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