Anualmente o Goodwood Festival of Speed tem se tornado uma das grandes vitrines para a indústria automotiva mundial, onde diversos fabricantes têm aproveitado o grande evento, que neste ano o público estimado foi de 200 mil pessoas durante os quatro dias, para não apenas apresentar seus novos modelos, mas também demonstrá-los.
Não a toa, Porsche, Mercedes-Benz, BMW, Pagani, Fisker, entre tantas outras, apresentaram ao público pela primeira vez diversos dos seus modelos em estado final, ou seja, ou prontos para serem produzidos e entregue aos seus clientes, ou pronto para ir para as pistas.
Assim foi com o AMG One, o superesportivo da gigante alemã que dará aos poucos endinheirados mundo a fora, a oportunidade de ter em suas garagens um modelo que traz efetivamente em sua construção não apenas tecnologias vindas da Fórmula 1, mas em suma a unidade de potência.
Também da Alemanha, a Porsche aproveitou a ocasião para debutar o seu hipercarro 963 para o WEC e IMSA, respectivamente o mundial e o campeonato norte-americano de endurance, no qual no próprio evento anunciou que além das quatro unidades que serão colocadas na pista pela equipe Porsche Penske Motorsport, a JOTA Sport, time britânico sediado em Kent, será o primeira cliente da marca deste novíssimo LMDh no WEC.
Ainda falando das pistas, a Fórmula E aproveitou o grande festival para apresentar ao público e na pista o novo Gen3, monoposto da categoria que estreia na próxima temporada da categoria e que além de um novo visual, promete avanços de desempenho e autonomia.
Da Itália veio o “cauda longa” Pagani Huayra Codalunga, que limitado a apenas cinco unidades e fabricado em estreita parceria com o clientes, trata-se de uma versão no melhor estilo long-tail do modelo que sucedeu ao Zonda há exatos dez anos – a quantidade de apenas cinco peças já demonstra ser realmente para poucos, algo reafirmado pelo seu preço: 7 milhões de euros.
Também da Itália veio a Ferrari SP38, um one-off que presta tributo a icônica F40, modelo que em 1987 presenteava a empresa nos seus quarenta anos de fundação.
Outra mostra que arrancou suspiros e seguramente deve ter feito Elon Musk ficar bem atento a apresentação foi o sueco Polestar 5, um GT de quatro portas totalmente elétrico que promete ser a verdadeira pedra no sapato do Tesla Model S quando for lançado em 2024. Trata-se de um modelo com potência estimada em 884 cv, dotado de um sistema de 800V com dois motores e que segundo a fabricante, será a nova referência para este tipo de propulsão.
O festival a cada ano presenteia o mundo com uma infinidade de máquinas inspiradoras e até mesmo de concepções malucas, mas que alimentam cada vez mais o imaginário de cada um dos loucos por automóveis e automobilismo espalhado pelo mundo, tal como este que vos escreve.
Diferente de um salão do automóvel onde diversas novidades são apresentadas de forma estática, o festival de Goodwood mostra na pista o que cada modelo é capaz, mesmo sendo ele do tipo concept car, algo ainda mais exclusivo e que muitas vezes não passam nem perto de fazer parte de uma linha de montagem.
Fotos: Divulgação
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