Com um clima extremamente agradável na capital paranaense, a categoria partiu para sua etapa final com os títulos da Copa Truck e da Super Truck em jogo. Paulo Salustiano venceu a prova 1 enquanto Beto Monteiro venceu a prova 2.
Reprodução. Foto Duda Bairros
Corrida 1
Salustiano mantéve a frente em uma largada limpa. André Marques vinha logo atrás se mantendo “comportado” por conta de sua liderança no campeonato até então. Cirino também fez largada consciente e manteve a terceira posição em importante colocação para o pelo título trazendo consigo Débora Rodrigues em uma ótima quarta posição até então. Giuliano Losacco vinha na quinta posição na liderança da Super Truck fazendo pressão sobre Débora que já começava a ter problemas com o tanque de água para resfriamento dos freios.
No pelotão intermediário, Beto Monteiro, Roberval Andrade e Felipe Giafonne vinham em uma disputa forte para conseguir um bom posicionamento que permitiria largar entre os oito primeiros da prova 2. Era muito importante para Giafonne uma boa qualificação, pois sua chegada nessa primeira prova poderia determinar o destino de sua temporada.
Mais a frente, Débora Rodrigues que sofria com problemas no resfriamento dos seus freios já perdia posição para Danilo Dirani, Giuliano Losacco e Beto Monteiro que antes já havia conseguido uma ultrapassagem sobre Jadson Zini.
Enquanto isso pela Super Truck os líderes do campeonato vinham fazendo uma primeira prova cerebral. O líder da categoria na prova 1 era Losacco vinha em quinto lugar na geral enquanto Felipe Tozzo, então líder da tabela de pontuação vinha jogando com o regulamento e vinha pela 11ª posição que era muito suficiente nas contas pelo título.
A vida de Giafonne não estava fácil. Foto Duda Bairros
Giafonne recebeu uma advertência pela direção de prova por conta da fumaça em seu caminhão e precisou começar a “dosar” a aceleração e potencia do seu caminhão para evitar uma punição que o tiraria definitivamente da briga do campeonato que nesse momento já estava muito comprometida.
No meio do pelotão Jose Dias e Pedro Paulo se enroscavam causando a rodada do piloto da VW. Essa primeira prova ficou marcada por muitas escapadas e toques entre os pilotos onde muitas peças das carenagens iam ficando espalhadas pela pista.
André Marques jogava com o regulamento pelo título. Foto Duda Bairros
Salustiano que não tinha mais chances de titulo venceu de forma dominante a primeira prova. Andre Marques fez jogo de equipe e permitiu Wellington Cirino ultrapassar na linha de chegada para tentar proteger ao máximo a luta pelo vice do seu companheiro de equipe uma vez que mesmo a terceira posição na prova lhe daria ótimas condições na disputa pelo título. Felipe Giafonne que chegou na sexta posição estava fora da disputa pelo título mas em plena luta pelo terceiro lugar do campeonato contra Paulo Salustiano. Losacco venceu na categoria Super Truck, porém a vantagem de Felipe Tozzo na frente da tabela de pontos ainda era grande.
Salustiano venceu prova 1. Reprodução
Corrida 2
Beto Monteiro largou muito bem e manteve a ponta enquanto Giafonne que precisava proteger a sua posição no campeonato veio pela segunda posição após ótimo inicio. Logo após, um enrosco entre Pedro Paulo e Glauco Barros causou a entrada do pace truck.
Duas voltas depois bandeira verde e Monteiro saiu com muita velocidade. Giafonne passou pela segunda posição enquanto mais atrás Roberval Andrade e Paulo Salustiano lutavam pela terceira posição. Pouco depois Salu conseguiu passar Roberval e trouxe consigo Danilo Dirani que vinha com enorme ânimo sobre o piloto do Corinthians que vinha agora em quarto. Porém Andre Marques deu o pulo do gato e passou Dirani e pouco depois passou também Roberval Andrade e garantiu uma excelente quarta posição. Ultrapassados por Andre Marques, Dirani e Andrade travavam entre si grande disputa pelo quinto lugar.
Enquanto isso na Super Truck, Losacco tinha problemas e abadonava a prova, situação que permitia a Felipe Tozzo praticamente colocar as duas mãos na taça de campeão da categoria. João Dias que era terceiro no campeonato tinha grandes chances com o abandono de Losacco, porém dependia muito de sua posição de chegada na corrida 2 mesmo com o abandono do vice líder. Rodrigo Alamine que não tinha mais chances de uma colocação entre os lideres do campeonato liderava estava prova 2.
Com um pouco de jogo de equipe, Cirino faturou vice campeonato. Foto Duda Bairros
Salustiano que vinha tendo o melhor caminhão do final de semana já colocava pressão em Giafonne e com isso tinha grandes chances de conquistar a segunda posição da prova e essa disputa era importante inclusive pelo terceiro lugar do campeonato pois com a quinta posição que Cirino vinha pela prova 2, a luta pelo vice estava definido. Mais a frente Beto Monteiro vinha a 5 segundos a frente em uma prova tranqüila.
Beto Monteiro venceu prova 2. Reprodução
E com tranqüilidade Beto Monteiro vence a prova com ótima diferença para Giafonne que conseguiu manter a posição frente a um forte e combativo Salustiano que chegou na terceira posição. Dessa forma Felipe garantiu a terceira colocação do campeonato com seu Iveco. Andre Marques chegou na quarta posição e faturou o título da temporada 2021 da Copa Truck. Wellington Cirino chegou em quinto e garantiu o vice campeonato enquanto. Felipe Tozzo também fez ótima etapa em Curitiba e faturou o título da categoria Super Truck.
Felipe Tozzo faturou título da Super Truck. Foto: Wanderley Portfólio
A categoria volta em 2022 com a etapa de Santa Cruz do Sul nos dias 12 e 13 de março.
Compartilhe esse post: