RALLY - NOVA PENALIZAÇÃO PARA DE VILLIERS NO DAKAR


Definitivamente este não é o Rally Dakar do sul-africano Geniel de Villiers, que após ser penalizado na especial de segunda-feira ao se envolver em um incidente com um motociclista chileno, o piloto foi novamente notificado de outra penalização.


No caso de segunda-feira Villiers recebeu apenas cinco minutos de pênalti, mas agora a chapa esquentou de verdade e a punição foi de cinco horas.

O novo incidente ocorreu na terça-feira e também com um motociclista, quando o piloto passou com sua GR Hilux por cima de uma moto após passar por uma duna, destruindo por completo a motocicleta – por sorte o piloto marroquinoMohaedsaidAoulad Ali não estava junto ao equipamento e nada sofreu no ocorrido.

No momento do acidente o piloto da moto não viu o número do carro, porém a FIM e a FIA fizeram uma intensa investigação e detectaram tratar-se novamente do piloto da Toyota.

Desta forma, o Dakar do piloto que conduzia sua KTM se encerrou e como forma de compensação, depois de uma reunião entre todas as partes envolvidas junto a FIM, o sul-africano decidiu pagar uma nova motocicleta (caso esta acidentada não possa ser consertada) ao piloto prejudicado, bem como a inscrição para o Dakar 2023.

De Villiers alegou que o sistema Sentinel, de aviso entre os pilotos sobre incidentes próximos não cumpriu o seu papel, algo que a FIA não aceitou e por este motivo o penalizou.

“A FIA reitera que o Sentinel (sistema de comunicação carro a carro) é essencial para a segurança do piloto e para a segurança de todos os outros concorrentes no Rally Dakar. A segurança é uma das maiores preocupações da FIA e continua sendo um desafio fundamental e a FIA está empenhada em fazer todo o possível para proteger, entre outros, os pilotos. É obrigação da equipe reagir ao sinal do Sistema Sentinel para evitar o perigo para si próprio e para os outros. Os comissários desportivos consideraram o comportamento da equipe uma infração ao regulamento que deve ter consequências.

Uma vez que o Sr. de Villiers contatou voluntariamente o condutor da moto, pediu desculpa e pagará pelos danos causados, os comissários consideram que uma penalidade de tempo é necessária mas também apropriada”, lê-se em parte do comunicado da FIA sobre o incidente.

Sendo assim, se para o motociclista o Dakar acabou por ter perdido o equipamento, para de Villiers as chances de chegar na frente foram por água abaixo com esta punição.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
dakar
rallydakar
dakarrally
dakar2022