WRC - PRÉVIA DO RALLY DE MONTE CARLO


As cortinas vão se abrir para uma nova era no WRC! O Rally Monte-Carlo deste final de semana marcará a estréia dos modelos híbridos no mundial iniciando assim uma trajetória que tem tudo para ser emocionante.


Os inovadores carros da geração Rally1 combinam um motor elétrico de 100 kW com um motor turbo de 1,6 litros em um importante momento para o WRC que comemora sua 50ª temporada com um novo regulamento feito para conduzir o campeonato em direção a um futuro mais sustentável.

O sistema de regeneração de energia híbrido plug-in aliado a um combustível 100% livre de hidrocarbonetos e somado a fontes de energia sustentável são fundamentais para o compromisso do WRC com uma perspectiva mais verde.

O desempenho máximo de cada carro passará dos 500cv em algumas etapas! 

Sébastien Ogier, que conquistou seu oitavo título no ano passado, enfrenta o compatriota francês e arquirrival Sébastien Loeb, cujos os nove títulos fazem dele o piloto mais bem-sucedido do esporte. Ogier tem oito vitórias no Rally de Monte Carlo enquanto Loeb tem sete.

Os pilotos da temporada 2022 se reuniram na Áustria no último final de semana para participarem do lançamento da temporada 2022 do WRC. E algumas das estrelas deram suas opniões.

O novo Yaris da Toyota. Reprodução

Ogier que pilota o GR Yaris da Toyota Gazoo Racing terá um novo co-piloto, Benjamin Veillas.

“Estou no início de uma fase diferente da minha carreira e como não vou disputar o campeonato completo a sensação é um pouco diferente do habitual para mim nesta altura do ano. Mas ainda sou um competidor e ainda quero vencer”, disse.

“Sei que a equipe tem trabalhado muito para estar pronta com esta nova geração de carros e grandes passos foram dados em todos os testes. É uma grande mudança e é um desafio emocionante tentar se adaptar a isso. Há mais incerteza do que nunca neste rali.”

O novo Puma da Ford/MSport. Reprodução

Já Loeb espera dar o bote em sua primeira corrida no WRC em mais de um ano com o Puma da M-Sport Ford. Ele larga menos de uma semana depois de terminar em segundo lugar no deserto da Arábia Saudita no Rally Dakar.

Ele é acompanhado por Isabelle Galmiche após a aposentadoria de Daniel Elena, companheiros de mais de 180 etapas no WRC.

“É uma mudança radical de cenário depois de passar três semanas no Rally Dakar!” brincou Loeb, que fez um breve teste no início da semana.

“Para este rali, certamente estarei menos preparado do que os outros pilotos, mas a sensação com o Puma Rally1 foi imediatamente muito boa e tudo se encaixou”, disse ele.

A campeã de fabricantes Toyota também conta com o vice-campeão de pilotos de 2021, Elfyn Evans e Kalle Rovanperä. Takamoto Katsuta dirige um quarto GR Yaris.

Loeb é acompanhado pelos novos contratados Craig Breen e Adrien Fourmaux na M-Sport Ford. Gus Greensmith dirige um quarto carro da equipe.

O novo I20 N da Hyundai. Reprodução

A Hyundai Motorsport está empolgada após uma campanha decepcionante em 2021. O ex-campeão mundial Ott Tänak, Thierry Neuville e o jovem Oliver Solberg pilotam carros i20 N.

O clima de montanha imprevisível significa que os competidores podem encontrar neve, gelo e asfalto seco em poucos quilômetros. A seleção inteligente de pneus em tais condições é fundamental e embora a previsão sugira que este pode não ser um verdadeiro Monte de inverno, ninguém será iludido por uma falsa sensação de segurança.

O rali começa no renovado Casino Square de Mônaco na noite de quinta-feira. As equipes enfrentam 17 etapas de montanha cobrindo 296,03 km antes do final da tarde de domingo.


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
wrc
rallyemontecarlo
hybrid
hyndai
toyota
ford
msport
loeb
ogier
neuville