Foi um final de semana de muito sucesso para a japonesa Toyota, que colocou dois carros no pódio, uma vez que Esapekka Lappi garantiu a terceira colocação, chegando um pouco atrás do belga Thierry Neuville e o seu Hyundai i20.
A prova foi marcada pela ausência dos franceses Sebastien Loeb (M-Sports), vencedor da etapa de abertura do campeonato em Monte Carlo, bem como a falta de Sebastien Ogier (Toyota), onde ambos pilotos não cumprirão todo o calendário do WRC deste ano, o que justifica a ausência.
Neuville em ação nas belas paisagens suecas. Reprodução
Porém, mesmo não participando, Loeb ainda é o terceiro colocado com 27 pontos, atrás agora de Neuville que tem 32 e Rovanperä, líder da competição com 44 pontos.
Esta é a terceira vitória do promissor Rovanperä, que no ano passado havia se tornado o mais jovem piloto a vencer uma prova do WRC, então com 20 anos, quando triunfou no Rally da Estônia, repetindo a dose um pouco mais à frente no Rally da Acrópole (Grécia). Apesar da alegria por mais esta vitória, o jovem disse ter também motivos para não comemorar.
"Hey Siri: Define perfection"#RallySweden | @RallySweden | #WRC pic.twitter.com/sONyBFxzL5
— WRC - FIA World Rally Championship (@OfficialWRC) February 26, 2022
"Estou muito satisfeito! Não pensava que pudéssemos ser tão bons, especialmente ao abrir a pista na sexta-feira. Sinto-me muito mais confiante agora, porém tenho motivos para não celebrar muito. Foi uma semana difícil para as pessoas na Ucrânia e espero que consigam encontrar forças para enfrentarem estes tempos difíceis", disse Rovanperä logo após o término da prova.
Evans vinha bem até bater e abandonar. Reprodução
Ontem, o último dia de competições, ficou marcado pelo abandono do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que ao bater em um banco de neve que delimitava a pista, danificou o sistema híbrido do seu carro, o que pela nova regulamentação do campeonato e por questões de segurança, são obrigados a abandonar a prova.
The best sport in the world #WRC #RallySweden pic.twitter.com/lKnkLXOAO1
— Antti Kalhola (@anttikalhola) February 26, 2022
Na sexta-feira havia acontecido algo similar com o estoniano Ott Tanäk (Hyundai i20), que naquele dia abandou devido a problemas similares, mas retornou no dia seguinte e ontem inclusive venceu a última power stage do final de semana.
Kalle venceu o Rally da Suécia 21 anos após seu pai conquistar o mesmo feito. Reprodução
O campeonato agora dá uma pausa no mês março, retornando a ativa em abril, quando entre os dias 21 e 24 acontece o Rally da Croácia.
Compartilhe esse post: