Após dias de intensas disputas nas famosas estradas de cascalho do país da Oceania, a dupla conquistou uma incontestável vitória com uma vantagem de 34 segundos para seu seu companheiro de equipe Sebastien Ogier, enquanto seu principal rival pelo título Ott Tanak da Hyundai terminou em terceiro mais de 48 segundos atrás do vencedor. Rovanpëra garantiu o título ao vencer o Powerstage, minando completamente as chances matemáticas de título por Tanak.
Foi a sexta vitória no ano para a dupla, que já tinha conquistado vitórias nas etapas da Suécia, Croácia, Portugal, Quênia e Estônia.
O sucesso significa que Rovanpera, que completou 22 anos no sábado, assume o posto de campeão mundial mais jovem da história, passando o falecido Colin McRae, que conquistou o título em 1995, então com 27 anos. Rovanpëra também encerrou a espera de 20 anos da Finlândia por campeão mundial desde o segundo título mundial de Marcus Gronholm em 2002.
Finlandês quebrou marca de McRae que durava desde 1995. Reprodução
O clima instável da região reduziu a desvantagem de largar em primeiro na estrada na sexta-feira, com Rovanpera terminando as seis etapas do dia em quarto, 7,2s atrás do líder do rali Tanak. Embora, este último perderia a liderança para Elfyn Evans da Toyota devido a uma violação de impulso híbrido de 5s.
Rovanpera também foi atingido por uma sanção semelhante que o colocou 12,2s atrás de Evans no início de sábado. No entanto, o finlandês mais uma vez mostrou suas habilidades em condições úmidas traiçoeiras para ultrapassar Ogier e conquistar o terceiro lugar após a primeira etapa do dia, antes de reivindicar a liderança na etapa 9.
Sebastien Ogier. Divulgação
O consentimento de Rovanpera para a liderança foi ajudado pelo abandono de Evans, que rodou com seu Toyota GR Yaris no estágio 9. Apesar de chegar ao ponto médio de sábado com um carro fortemente danificado, a FIA decidiu que o dano na gaiola era muito grave para ser reparado.
Mais duas vitórias de etapa se seguiram para Rovanpera na tarde de sábado, quando o piloto da Toyota, comemorando seu 22º aniversário, chegou a uma vantagem de 29s sobre Ogier indo para as quatro etapas finais de domingo.
Ogier ficou em segundo lugar em seu retorno ao campeonato pela primeira vez desde o Safari Rally do Quênia de junho, com o pódio sendo o segundo da temporada.
A corrida de Tanak para o terceiro lugar, um quinto pódio consecutivo, foi prejudicada por problemas técnicos com seu i20 N durante o sábado, além de mais 10s de penalidade por uma segunda infração de impulso híbrido, que afligiu os três pilotos da Hyundai.
Ott Tanak. Divulgação
Thierry Neuville , da Hyundai, superou duas rodadas na sexta-feira, um problema na caixa de câmbio no sábado e um momento selvagem na penúltima etapa de domingo para terminar em quarto distante, a 1m58,8s de Rovanpera. O companheiro de equipe do belga Oliver Solberg desfrutou de uma corrida relativamente sem problemas para o quinto lugar no terceiro i20 N.
O herói local e ex-piloto de fábrica da Hyundai Hayden Paddon levou o seu i20 N de especificação Rally2 para casa em sexto na geral para conquistar a classe WRC2, terminando à frente do privado M-Sport Rally1 Lorenzo Bertelli e do piloto regular do WRC2 Kajetan Kajetanowicz.
WHAT A YEAR!
— WRC - FIA World Rally Championship (@OfficialWRC) October 2, 2022
Congratulations to you @KalleRovanpera & @JonneHalttunen ????????#WRC | #WRCLive | #RallyNZ | @TGR_WRC pic.twitter.com/A6nHODEAS0
O atual campeão de Supercars Shane van Gisbergen marcou pontos e um pódio na classe WRC2 em sua estreia no campeonato depois de levar seu Skoda Fabia para casa em nono à frente do campeão australiano de rali Harry Bates.
Provou ser outro rali difícil para a M-Sport Ford, já que Gus Greensmith , que venceu a Etapa 2, retirou-se da sexta posição depois de capotar com seu Puma na Etapa 10. O companheiro de equipe Craig Breen liderou o rali na manhã de sexta-feira antes de abandonar após escapar para fora da estrada no Estágio 5.
O quarto Toyota de Takamoto Katsuta saiu do rali na tarde de sábado, quando os japoneses saíram da estrada na Etapa 12.
Rovanpera campeão do WRC 2022. Divulgação Toyota Gazoo Racing
Compartilhe esse post: