Ontem, conforme informamos aqui, a equipe chinesa anunciou que encerrava suas atividades na competição mundial de carros de turismo devido a falta de segurança apresentada pelos pneus que a categoria utiliza, algo que inclusive causou o cancelamento da etapa alemã de Nurburgring e fez com que a Cyan Racing também não participasse da etapa de Roma, Itália.
Divulgação
Hoje a Goodyear deu sua versão aos fatos, conforme nota a seguir:
"A Goodyear Racing tem trabalhado com a FIA e a Discovery Sports Events (DSE) na análise da causa raiz dos problemas nos pneus que foram utilizados por várias equipes no FIA WTCR Race of Italy.
Após o final de semana da corrida, a Goodyear Racing realizou uma análise técnica abrangente, incluindo a inspeção dos pneus devolvidos e não identificou qualquer problema de fabricação com os mesmos. A análise identificou que as temperaturas dos pneus em alguns carros, mas não em todos, registadas durante o evento estiveram acima de qualquer nível observado nas duas temporadas anteriores do FIA WTCR, exceto na FIA WTCR Race da Alemanha, em 2022.
A Goodyear, a DSE e a FIA estão trabalhando com as equipes para compreender plenamente a causa, incluindo a análise de regulagem do carro, condições da pista e o impacto das temperaturas da pista. Os dados preliminares para as próximas corridas no Anneau du Rhin e o fato de várias equipes terem testado na pista em Abril sem reportar problemas nos pneus, levaram a Goodyear a confirmar que não haveria qualquer alteração na especificação dos pneus. Além disso, na ocasião realizou-se durante a tarde o treino livre que incluiu simulações completas de corrida.
Divulgação
Continuaremos trabalhando em estreita colaboração com as equipes com recomendações de montagem e a Goodyear irá rever a especificação dos pneus e as recomendações de configuração para os circuitos restantes da temporada.
Durante 2022 a Goodyear está fornecendo uma especificação de pneus que foi aprovada pelo campeonato e pelas equipes e que foi utilizada com sucesso nas temporadas de 2020 e 2021 do FIA WTCR”.
Não é possível afirmar que há um exagero por parte da Lynk & Co, bem como que não há problemas com os pneus Goodyear, mas fato é que a etapa alemã da competição foi cancelada devido há problemas com as borrachas utilizadas pelas equipes na corrida.
Este problema nos faz lembrar do GP dos EUA de 2005, onde apenas seis carros participaram da corrida, depois que as equipes que utilizavam compostos da Michelin ficaram de fora da etapa devido a falta de segurança apresentada pelos compostos da fabricante francesa – apenas os carros com pneus Bridestone participaram da prova, realizada no circuito misto de Indianápolis.
GP dos EUA em Indianapolis 2005. Divulgação
Compartilhe esse post: