ENDURANCE - ACURA APRESENTA SUA NOVA ARMA PARA O IMSA


Aos poucos a regulamentação LMDh vai mostrando sua força e hoje este fortalecimento ficou mais evidente com a apresentação no novíssimo Acura ARX-06, nova arma nipônica para lutar no IMSA, o campeonato norte-americano de endurace.


O novo protótipo que no IMSA correrá na futura classe GTP, que substituirá a atual DPi, é uma concepção totalmente nova e segue a mesma receita do atual ARX-05, que compete neste campeonato via equipes (privadas) Wayne Taylor Racing e Meyer Shank Racing: motorização desenvolvida pela HPD, Honda Performance Development e chassis Oreca.

A nova máquina será empurrada por um motor 2.4 Litros turbo híbrido totalmente novo, da mesma forma que será lançado no novo chassis francês que atende a regulamentação LMDh, formando um pacote harmonioso, agressivo e muito bonito.

“Com a introdução do novo e eletrificado Acura ARX-06, estamos ansiosos para enfrentar outras marcas mundiais de automóveis premium e continuar os nossos caminhos vencedores”, disse Jon Ikeda, vice-presidente da Acura.

Hoje a Acura é líder do campeonato na classe DPi do IMSA com as equipes Wayne Taylor Racing que desponta com 3.066 pontos frente a segunda colocada Meyer Shank Racing que tem 3.047, vindo a Cadillac Racing com 2.914 na terceira posição – ou seja, é provável que o ARX-05 encerre a temporada com vitória e vice-liderança da competição, abrindo caminho para o novo protótipo franco-nipônico iniciar a nova fase da competição com uma credencial de peso.

“Temos um grandioso e único legado de corridas, tanto no passado, como no presente. É o que fazemos como organização Acura, a Honda norte-americana. Aguardamos com grande expectativa o desafio de correr com Porsche, BMW e GM [Cadillac] na classe GTP, o topo do campeonato IMSA. Estamos bem cientes que este é um grande passo para nós. Temos muito a aprender, mas é por isso que corremos”, disse David Salters, Presidente e responsável técnico da HPD.

Ou seja, sobretudo se a Acura encerrar a atual temporada com 1-2 no campeonato de equipes, 2.023 promete muito neste novo IMSA que se avizinha – o retorno da Porsche às pistas estadunidenses depois de anos fora e a chegada da BMW no campeonato vai deixar ainda mais emocionante este já grandioso campeonato.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
imsa
gtp
lmdh
wec
endurance
acura
honda
oreca
arx06