ENDURANCE - ASTON MARTIN RETORNA À CLASSE TOPO DO WEC


A tão aguardada notícia da marca imortalizada pelo britânico David Brown finalmente chegou: a Aston Martin voltará a competir pela vitória geral das 24 Horas de Le Mans, bem como retornará a classe de topo do WEC, o campeonato mundial de endurance.


A marca britânica com sede em Gaydon tirará definitivamente do papel o projeto do Valkyrie Le Mans, cujo primeiro anuncio havia sido dado em 2019, mas que devido a pandemia mundial de Covid-19 que tomou conta do mundo no ano seguinte, bem como a nova regulamentação dos Hypercars, os planos foram alterados - inicialmente a marca planejava coloca seu carro na pista em 2021.

“Estamos presentes em Le Mans desde os primeiros dias da competição e, através desses gloriosos esforços, conseguimos vencer a prova em 1959 e nas classes que participamos por 19 vezes ao longo dos últimos 95 anos. Agora regressamos ao local desses primeiros triunfos com o objetivo de escrever uma nova história, com um protótipo de corrida inspirado no automóvel de produção mais rápido que a Aston Martin já construiu”, disse Lawrence Stroll, presidente da Aston Martin.

No anuncio a marca informou que o protótipo vai entrar no campeonato mundial em 2025, inicialmente operado pela equipe Heart of Racing, porém o desejo é também participar do IMSA, o campeonato de endurance dos EUA, uma vez que na ocasião do anuncio, também foi dito que o novo Valkyrie Le Mans participará além da tradicional prova francesa, também das icônicas corridas de Daytona e Sebring.

“O desempenho é a força vital de tudo o que fazemos na Aston Martin e o automobilismo é a expressão máxima desta procura pela excelência”, concluiu Stroll.

Sendo assim, 2025 será o ano de glória total para as 24 Horas de Le Mans, onde teremos um volume imenso de fabricantes presentes na pista, tal como ocorreu no brilhante passado que a corrida de La Sarthe teve, além de um provável número recorde de fabricantes no campeonato como um todo.

Seguramente será um campeonato inesquecível!

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!

Foto: Divulgação (Aston Martin)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
endurance
wec
imsa
astonmartin
valkyrie
hypercar
lemans
daytona
sebring