ENDURANCE - ELMS E O AQUECIMENTO PARA LE-MANS


Neste final de semana teremos a realização da etapa italiana do ELMS, a segunda corrida do campeonato deste ano, que servirá para alguns times como um verdadeiro aquecimento para as 24 Horas de Le Mans, que acontece no próximo mês.


O circuito da vez é a ótima pista de Ímola, que recentemente devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade de reorganizar o campeonato da Fórmula 1 para que ele acontecesse, retornou com força ao calendário da categoria.

A prova de quatro horas de duração conta com 42 carros inscritos, sendo 17 LMP2; 13 LMP3 e doze LMGTE e nestes, apenas o brasileiro Pietro Fittipaldi participa, correndo no Oreca 07-Gibson #43 da Inter Europol Competition – o brasileiro também participará da mítica prova francesa em junho.

Divulgação

Esta será a primeira vez que Fittipaldi correrá no Autódromo Enzo e Dino Ferrari – apesar de ter estado com a equipe Haas na pista neste ano e no ano passado, ele nunca pilotou neste circuito.

Para os brasileiros acompanham corridas de longa duração, neste ano o European Le Mans Series é um campeonato que deve ser observado mais de perto, pois aqui no Brasil a partir da atual temporada, temos um carro que compete no Endurance Brasil que é exatamente igual aos modelos que correm na classe LMP3 do ELMS: trata-se do Ligier JS P320-Nissan, que no caso do modelo que está no nosso país, seu motor ainda é mais potente que a versão do campeonato europeu de endurance.

É interessante observar o desempenho destas máquinas francesas para que possamos avaliar o quanto o automobilismo nacional evoluiu, pois este Ligier juntamente com o Ginette G58 rivalizam com modelos desenvolvidos aqui dentro, como os AJR e o Sigma P1, que apesar de concepções completamente distintas e materiais de fabricação ainda mais diferentes entre si, andam em pé de igualdade.

Voltando a falar da prova italiana, a pista de Ímola é bem ao estilo “old school”, onde há sempre excelentes provas, mas qualquer erro pode custar caro, pois é um traçado onde a perícia do piloto é levada ao extremo.

Divulgação

Comparando a prova deste final de semana com Le Mans, dos 17 LMP2 que irão para a pista italiana, apenas cinco não estarão na prova francesa e dos 12 LMGTE, cinco também ficam de fora, porém devemos lembrar que o número de inscritos desta classe de GTs, que no caso é a Am, para Ímola é o mesmo para a competição que irá acontecer em La Sarthe.

Para quem deseja acompanhar o final de semana de provas do ELMS, já amanhã há atividades de pista com o primeiro treino livre acontecendo as 6h30 (pelo horário de Brasília). As 10h40 tem treino novamente e este também livre.

No sábado há nova atividade de pista com o treino livre que acontece as 4h30 e a classificação tem inicio as 9h30.

Entry-list para a etapa de Ímola. Divulgação

No domingo a largada será as 6h30.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
endurance
elms
imola
wec
fiawec
lemans24
24hlemans