A divisão dos protótipos será composta apenas pela classe Hypercar, que se em 2023 já encheu os olhos dos amantes da competição, em 2024 estes mesmos olhos irão transbordar, pois além das marcas já presentes neste ano, Toyota, Ferrari, Porsche e Peugeot, somar-se-ão Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini (a Glickenhaus e a Vanwall que esteveram no grid este ano, não darão continuidade aos seus programas).
Ao todo a classe Hypercar colocará no grid nada menos que 19 protótipos, porém o prognóstico pode ser ainda melhor em 2025, já que Cadillac, Lamborghini e Isotta Fraschini virão no próximo ano apenas com um carro cada.
Falando dos GTs, entrará em cena no próximo ano a aguardada LMGT3, que visando baixar os custos dos times, composta agora apenas por equipes privadas, teremos carros mais próximos dos que vemos nas ruas e com isto, uma enxurrada de novas marcas entram na competição a partir do próximo ano – vários times que já competem em campeonatos de GTs ao redor do mundo, resolveram criar seus programas no WEC, pois agora podem compartilhar seus carros no campeonato mundial de provas de longa duração.
Se até 2023 tínhamos apenas Aston Martin, Corvette, Ferrari e Porsche no grid, em 2024 a lista será engordada com a chegada de BMW, Ford, Lamborghini, Lexus e McLaren, perfazendo-se um alinhamento de nada menos que 18 carros na pista, sabendo que diversas marcas que poderiam se juntar ao plantel da competição, ainda estão de fora, mas que seguramente serão seduzidas.
Em suma, aquele plano ousado de alguns poucos anos atrás, onde foi criada a convergência de regulamento entre o WEC e o IMSA, o campeonato estadunidense da modalidade, podemos ver agora que foi o tiro rumo ao futuro certeiro, onde nada menos que 37 carros irão competir regularmente no campeonato a partir do ano que vem.
É bem verdade que perdemos a classe LMP2, mas infelizmente alguns sacrifícios precisam ser feitos para que o avanço e a continuidade aconteçam.
E o melhor de tudo: com a volta das 6 Horas de São Paulo ao calendário da competição, teremos a oportunidade de ver todos estes belíssimos carros bem de perto!
Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!
Foto: WEC
Compartilhe esse post: