ENDURANCE - WEC ANUNCIA CALENDÁRIO OFICIAL DE 2023


Chegando a sua 11ª temporada sob o nome WEC, o mundial de endurance anunciou hoje seu calendário para a tão esperada temporada 2023 da competição.


Tão esperada porque será o momento onde grandes players do automobilismo retornam ao campeonato mundial de resistência, casos da Porsche e Peugeot, que já em 2023 reiniciam suas histórias nas provas de longa duração na classe de topo da competição.

Divulgação

Voltando ao calendário, a maratona motorizada do WEC inicia suas atividades no final de semana de 11 e 12 de março na pista estadunidense de Sebring, onde no final de semana seguinte acontece o Super Sebring, quando WEC e IMSA, o campeonato da terra do Tio San da modalidade se encontram para um final de semana eletrizante com corridas no sábado e no domingo respectivamente.

Hypercar da BMW. Divulgação

A ótima pista portuguesa de Portimão se firmou na competição, aparecendo como a segunda prova da temporada – havemos de lembrar que esta pista que fica na região do Algarve retornou ao campeonato devido a pandemia da Covid-19, quando o campeonato ficou restrito ao continente europeu, porém, por ser um traçado muito bom, se efetivou na competição.

Hypercar da Ferrari. Divulgação

As cinco demais etapas permanecem nos autódromos clássicos e já tradicionais no WEC, sendo na sequência Spa-Francorchamps (Bélgica), Le Mans (França), Monza (Itália), Fuji (Japão) e o encerramento da temporada no Bahrein.

Para este ano a organização da competição tomou o cuidado de posicionar as 24 Horas de Le Mans em uma final de semana que não concorre com a Fórmula 1 e IndyCar, o que pode ajudar para que diversos bons pilotos destas categorias possam desfrutar da prova realizada em La Sarthe, algo que nos últimos anos o choque de datas não possibilitou.

Hypercar da Porsche. Divulgação

Mais um ano não temos o Brasil na competição, que de certa forma sujou sua moral ao entrar no calendário de 2020, mas por questões de organização e o não cumprimento de certos marcos pelo promotor legal, acabou sendo substituído dias antes de a etapa acontecer e desde então, sem uma luz no final do túnel para que volte ao mapa do endurance mundial.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
wec