Depois de 10 aos fora do calendário do campeonato das provas de longa duração, o Brasil que é um dos grandes celeiros mundiais de pilotos de ponta da categoria, retorna ao maior campeonato de montadoras do planeta, que atualmente vive o seu melhor momento desde sua criação em 2012, com um vasto leque de fabricantes envolvidos com a competição.
Mas, neste ano o WEC será a segunda categoria do automobilismo mundial a pisar por aqui e não será a última: em março a cidade da garoa, que não para nem quando chove, sediou pela segunda vez na história uma etapa da Fórmula E, o campeonato mundial de monopostos elétricos chancelada pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, tal como mundial de endurance também é.
A Fórmula E demorou a chegar, depois de muito tentando, veio apenas na nona temporada, mas, chegou e ao que parece, pra ficar.
Por fim teremos em novembro novamente a passagem da Fórmula 1 por aqui, categoria que aterriza no Brasil desde 1972 e que além de São Paulo, já teve provas disputadas no demolido circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, porém, mesmo com um longo período de corridas por lá, a capital paulista detém a F1 por aqui há muito tempo.
Pode parecer pouco para uma cidade pujante como a nossa, mas que convive com o fato de estar incravada em um país do "terceiro mundo", porém, o que poucas pessoas levam em consideração é que São Paulo é a única cidade do mundo a ter este privilégio: nenhum outro lugar do planeta recebe estas três categorias na mesma cidade.
É bem verdade que diversos países do mundo como EUA, Itália e Japão recebem as três corridas em seus países, porém nenhuma na mesma cidade, mérito único desta cidade do sudeste brasileiro.
Precisa-se melhorar muita coisa por aqui ainda? Sim, precisa, mas temos muito a oferecer e cabe ao poder público explorar estes oásis de turismo e atratividade de pessoas de países ao nosso redor, já que na América do Sul, somos os únicos a receber estes três campeonatos.
Ou seja, temos o privilégio de sediar os maiores campeonatos do mundo em nosso tão amado Interlagos, que se não fosse um lugar bom, tanto a pista como a cidade, nenhum organizador de campeonato ousaria trazer seus carros e pilotos pra cá.
É bem verdade que queremos trazer a IndyCar para o nosso quintal e a MotoGP também, mas sejamos honestos: estamos bem demais neste fotografia não estamos?
Foto: Divulgação
Compartilhe esse post: