WEC: dobradinha em casa garante título antecipado à Toyota no Mundial de Endurance


Mais do que uma categórica dobradinha, a Toyota comemorou com a vitória nas 6 Horas de Fuji a conquista antecipada entre os construtores da temporada 2023 do FIA WEC – Campeonato Mundial de Endurance na categoria Hypercar. A marca japonesa dominou a sexta e penúltima etapa do calendário e viu o trio formado por Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez e Mike Conway levar a melhor sobre o segundo superprotótipo da casa, dividido por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa, por pouco mais de 39 segundos. Foi o seu quinto título seguido na principal divisão.


Festa japonesa em Fuji (FocusPackMedia - Marius Hecker)

O pódio da corrida deste domingo foi completado por Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor, com o Porsche 963. O time chegou a liderar por mais da metade da prova, graças a ao impressionante desempenho de Vanthoor em seu primeiro turno. No final, no entanto, eles acabariam superados pelo Toyota número 8 por 48 segundos de diferença. Vencedora das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari levou seus dois representantes ao quarto e quinto lugares respectivamente com os carros 50 e 51. O brasileiro João Paulo Oliveira finalizou em 22º no geral com 18 voltas de atraso pela Vanwall.

 

Na divisão LMP2, Robert Kubica, Louis Deletraz e Rui Andrade alcançaram a segunda vitória seguida pela equipe WRT e ampliaram a liderança na classificação de pilotos, depois de bater os poles e líderes na primeira fase da prova Filipe Albuquerque, Phil Hanson e Frederic Lubin. Dois outros brasileiros estiveram presentes nesta categoria: Pietro Fittipaldi completou a corrida em 6º pela JOTA Sports, enquanto André Negrão fechou em 11º pela Alpine ELF.

Andrade-Deletraz-Kubica (FocusPackMedia - Tim Hearn)

Entre os LMGTE Am, a Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse conseguiu vencer pela primeira vez na temporada, depois de tomar a ponta a partir da segunda metade da competição graças ao bom trabalho da trinca Davide Rigon-Thomas Flohr-Francesco Castelacci.

Os vencedores da LMGTE Am (FocusPackMedia - Marius Hecker)

A sétima e última etapa está marcada para dia 4 de novembro, com as 8 Horas do Bahrein, oportunidade em que todos os títulos ainda em aberto serão definidos. Enquanto o FIA WEC – Campeonato Mundial de Endurance deste ano se aproxima do desfecho, a organização das 6 Horas de São Paulo já trabalha na prova de 14 de julho de 2024 em Interlagos que marcará o retorno do Brasil à categoria. Todas as informações sobre os ingressos, que começarão a ser vendidos a partir de 1º de outubro, serão divulgadas brevemente.

 

 


Assessoria de Imprensa

Autor

Assessoria de Imprensa

TAGS:
WEC
FIA
AAUTOMOBILISMO
TOYOTA
6 Horas de Fuji
ENDURANCE
HYPERCAR