Os motores, até então dianteiros passaram a ser instalados atrás dos pilotos!
Com isso, mudou-se o desenho dos carros, que passaram a ficar mais estreitos e baixos!
O ano de 1961, particularmente, foi de grandes mudanças!
O Royal Automobile Club, da Inglaterra, acatando sugestão da França, resolveu que os motores de 2,5 litros utilizados até então deveriam ser substituídos por unidades de apenas 1,5 litro!
Italianos e ingleses foram vencidos na votação, mas enquanto a BRM e Climax tinham de sair do zero no desenvolvimento, a Ferrari já acumulava experiência no pequeno motor Dino 246 de Fórmula 2!
E foi nesse contexto que Phil Hill tornou-se o primeiro norte americano a vencer um Campeonato Mundial de Fórmula 1!
Na temporada, Phil Hill, só teve um adversário: o alemão Wolfgang Von Trips, seu companheiro na Ferrari!
Das sete corridas do campeonato, Phil Hill largou na pole em cinco e Wolfgang Von Trips, em uma!
O norte americano venceu duas provas e o alemão outras duas!
Mas Wolfgang Von Trips andava sempre atrás de Phil Hill e foi assim que o campeonato se definiu a favor do norte americano: 34 a 33!
Os outros adversários não tiveram chance!
Stirling Moss, também da Ferrari, terminou em terceiro lugar, com 21 pontos, empatado com Dan Gurney, da equipe Porsche!
Phil Hill nasceu no dia 20 de abril de 1927, em Miami na Flórida e disputou 48 GPs (30 na Ferrari) e foi o primeiro campeão da "nova era" na Fórmula 1!
Faleceu no dia 28 de agosto de 2008, em Salinas na Califórnia!
QUEM SOU EU!
Olá, meu nome é Luiz Máximo, sou paulista, nasci em Assis - SP; comecei no rádio em 1968. Em1976 fui para a TV Record, depois Bandeirantes, TV Globo, SBT e TV Cultura. Sempre acompanhei o automobilismo, no princípio pelas revistas Quatro Rodas, Auto Esporte e Placar, depois pelo rádio e TV. Sempre vibrei e muito com os pilotos brasileiros. Sou fã declarado de Graham Hill, consdero-o o piloto do século XX, pois foi o único até hoje a conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo. Foi o único a vencer em Mônaco, Indianapolis e Le Mans. E aqui no "Conteúdo Motorsport", iremos fazer algumas viagens pelo passado do mundo do automobilismo, e do esporte em geral. Um abraço a todos e muito obrigado pela visita.
Luiz Máximo
Foto: Reprodução/The Cahier Archive
Compartilhe esse post: