Inicialmente um patrocinador na F1 - predominantemente com a Sauber, bem como apoio a vários pilotos - Mateschitz deu luz verde para a Red Bull assumir a equipe Jaguar e se tornar sua própria construtora em 2005, adicionando uma segunda equipe da Toro Rosso - agora AlphaTauri - um ano mais tarde. Desde então, estabeleceu sua própria empresa de motores que fornece as duas equipes em parceria com a Honda, bem como a Red Bull Technologies e um projeto de carro de estrada.
Do ponto de vista do automobilismo, as marcas de Mateschitz patrocinaram várias equipes e pilotos em várias categorias, enquanto ele também comprou o Osterreichring em Spielberg, na Áustria, reconstruindo a instalação e renomeando-a como Red Bull Ring, pois se tornou o local anfitrião do Grande Prêmio da Áustria. MotoGP e DTM, entre outros eventos.

Karl Wendlinger em sua Sauber no GP da Australia/95. Reprodução
Os membros da equipe foram informados do falecimento do austríaco na garagem do Circuito das Américas uma hora antes da qualificação, com o chefe da equipe, Christian Horner, prestando homenagem ao dono da equipe.
“Notícias desesperadamente tristes de que soubemos da morte de Dietrich”, disse Horner. “Ele era um homem notável – o que ele fez por tantos, não apenas na Fórmula 1, mas nos negócios da Red Bull e no mundo da Red Bull em todas as plataformas esportivas…
“Ele foi um homem que inspirou muito”, continuou o chefe da equipe. “Ele é a razão de estarmos aqui. Foi sua paixão pela Fórmula 1 e sua visão que é a razão pela qual ele tem duas equipes no pit lane da Fórmula 1. Ele sempre foi entusiasmado, encorajador e solidário nos dias bons e nos dias ruins.

Alex Barron em seu Cheever na extinta IRL. Reprodução
“Muitos devem muito a ele e me sinto privilegiado por tê-lo conhecido e acho que para toda a equipe agora, apesar do choque, vamos fazer exatamente o que ele queria, que é ir lá e, com seus carros , fazer o melhor que pudermos e tentar fechar o campeonato de construtores. É importante que reconheçamos tudo o que ele contribuiu para o esporte, mas não apenas o esporte porque vai muito, muito além disso.
“Ele é inspirador. Ele me deu uma chance como um cara jovem. Ele me apoiou e inspirou tantos outros. Ele deu a tantas pessoas uma oportunidade e te encorajou que nada é impossível, nada é insuperável e a seguir seus sonhos. Ele era um fã da Fórmula 1, estava muito orgulhoso de tudo o que fizemos e a grande coisa para ele era que ele gostaria de nos ver ir lá e dar tudo. Faremos isso hoje por ele”, concluiu Horner.

AJ Allmendinger em ação pela Red Bull na Nascar. Reprodução
A Mercedes também prestou homenagem a Mateschitz, com o chefe de equipe Toto Wolff acrescentando: “É com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento de um dos maiores e mais visionários empresários do mundo. O que Dietrich Mateschitz fez pela Fórmula 1 foi sem precedentes e enviamos nossas mais profundas condolências à sua família e amigos”.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) October 22, 2022
We are deeply saddened to hear of the passing of Dietrich Mateschitz. A man who loved our sport and challenges.
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) October 22, 2022
On behalf of everyone at Ferrari, we offer our?condolences to his family and to our friends at @redbullracing and @AlphaTauriF1. Our thoughts are with them all. pic.twitter.com/WAJMnaD2c6
Following the sad passing of Dietrich Mateschitz, our thoughts and condolences are with Dietrich’s family and friends, @RedBullRacing, @AlphaTauriF1 and the wider @RedBull family. Rest in peace. pic.twitter.com/TPYvjkM87P
— McLaren (@McLarenF1) October 22, 2022
All of us at BWT Alpine F1 Team are saddened to learn of the passing of Dietrich Mateschitz, a hugely influential figure in our sport.
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 22, 2022
We offer our condolences to his friends and family, including our colleagues at @redbullracing, @AlphaTauriF1 and everyone at @redbull. pic.twitter.com/YAghOXuXo8
O presidente da F1, Stefano Domenicali, também falou de sua admiração pelo que o austríaco conquistou.
“Estou profundamente triste com a notícia de que Dietrich Mateschitz – um membro extremamente respeitado e muito amado da família Fórmula 1 – faleceu”, disse Domenicali. “Ele foi um empreendedor visionário incrível e um homem que ajudou a transformar nosso esporte e criou a marca Red Bull que é conhecida em todo o mundo. Sentirei muita falta dele, assim como toda a comunidade da Fórmula 1, e nossos pensamentos e orações estão com sua família, amigos e as equipes Red Bull e AlphaTauri neste momento muito triste.”
Compartilhe esse post: