Cada equipe poderia gastar no máximo 145 milhões de dólares (R$ 756,9 milhões na conversão direta) no ano passado, porém há suspeitas que os dois times tenha excedido este valor, o que pode gerar penalizações para ambas as equipes, algo que tem sido acompanhado muito de perto por Ferrari e Mercedes, rivais e que tem muito interesse no resultado da apuração, sobretudo das possíveis punições.
Hoje a entidade enviou um comunicado à imprensa no qual informa que a apresentação dos relatórios será realiza no dia 10 de outubro, próxima segunda-feira.
Leia abaixo os principais trechos do comunicado.
A FIA informa que a conclusão da análise às submissões financeiras de 2021 das equipes e a subsequente liberação dos certificados de cumprimento dos regulamentos financeiros não serão apresentados nesta quarta-feira 5 de outubro.
Os Regulamentos Financeiros foram acordados por unanimidade por todos os concorrentes, que trabalharam de forma positiva e em colaboração com a Administração do Teto Orçamental da FIA ao longo deste primeiro ano de regulamentação financeira.
Tal como anteriormente comunicado, houve especulações e conjeturas significativas e não fundamentadas em relação a este assunto e a FIA reitera que até à sua conclusão, não serão fornecidas mais informações.
A FIA reitera igualmente que quaisquer sugestões de que o pessoal da FIA tenha divulgado informações sensíveis são igualmente infundadas.
O teor do comunicado no sentido de rechaçar a possibilidade de que membros da entidade tenha vazado informações sobre o caso se faz presente devido ao fato das equipes supostamente infratoras do teto orçamental ter questionado o motivo da informação ter vindo à público, sabendo que é uma investigação privada e sendo assim, não deveria ter sido ventilada na imprensa mundial.
Muito provavelmente a FIA já chegou a conclusão do relatório, mas no próximo final de semana ocorre o GP do Japão, casa da Honda, fornecedora de unidades de potência para a Red Bull Racing e, sabendo que um veredito negativo para a equipe austríaca pode manchar a ocasião, onde tanto equipe, como piloto podem sair campeões de Suzuka, a entidade máxima do automobilismo mundial tomou a decisão de postergar a apresentação dos resultados.
Verdade seja dita, isto só coloca mais lenha nesta imensa fogueira, cheia de expectadores ávidos por saber quem se queimou...
Foto: Divulgação
Compartilhe esse post: