Diferente da corrida sprint, Max Verstappen da Red Bull Racing largou muito bem e na contramão disso, Charles Leclerc da Ferrari caiu de segundo para quarto, num momento que Sergio Perez da Red Bull Racing e Lando Norris da McLaren fizeram uma ótima partida.
Beached in the rain ????
— Formula 1 (@F1) April 24, 2022
Carlos Sainz's race ended before it got started ?#ImolaGP #F1 pic.twitter.com/mESDZ5yOYm
Mas, como sempre ocorre em condições de pista molhada, alguém escapa na pista e faz um boliche: Daniel Ricciardo da McLaren acertou em cheio Carlos Sainz da Ferrari que ficou preso na brita e mais uma vez abandonou a corrida ainda na primeira volta, o que ocasionou a entrada do safety-car.
Sainz e Riccardo se tocam. Fim de prova para o ferrarista! Divulgação Formula 1
Vale salientar aqui as excelentes largadas de George Russell da Mercedes e Sebastian Vettel da Aston Martin, que respectivamente ganharam seis e quatro posições na largada.
Na relargada e com Perez servindo de escudeiro, Verstappen fez um reinício tranquilo e logo iniciou a construção de um fosso entre ele e os demais pilotos, onde em poucas voltas já abria mais de sete segundos para o segundo colocado.
Enquanto na frente a coisa estava muito bem resolvida com as quatro primeiras posições asseguradas, no meio do pelotão a emoção era pura, pois com pista úmida e trechos com trilho, muitos arriscavam ultrapassagem e com isto a agitação do grupo que andava muito próximo era grande.
Neste grupo vimos pegas emocionantes protagonizados por Russell, Kevin Magnussen da Haas e Valtteri Bottas da Alfa Romeo, porém, como parte da pista ainda era traiçoeira, nem todos arriscavam sair do trilho, sob o risco de perder o ponto de freada e jogar a corrida fora.
Russell em disputa com Magnussem. Impactante realidade da multi-campeã. Divulgação Formula 1
Veio então um momento chave na corrida: a hora que Ricciardo foi para os boxes e colocou pneus slicks e já de imediato andou mais rápido, o que fez com que uma romaria aos boxes fosse iniciada, pois todos os demais pilotos perceberam que este era caminho.
Neste momento um blefe da Ferrari fez com que Perez entrasse primeiro nos boxes, fazendo com que Leclerc ganhasse sua posição na pista, porem ao também trocar pneus, ainda que saindo em segundo, o mexicano estava com pneus mais aquecidos e ele se tornou presa fácil, sendo imediatamente ultrapassado.
Ímola é uma pista estreita e com o trilho gerado devido a pista estar molhada, tornava ainda mais estreito o traçado e com isto, a luta por posições na intermediária era grande e quando a corrida chegava em sua metade, a direção de prova liberava a abertura da asa móvel, o que traria mais emoção ao GP.
Quando chegamos em torno da volta 50 os pilotos voltaram aos boxes e fizeram uma nova troca de pneus, dessa vez trocando as borrachas médias por pneus macios, com as posições da ponta sendo mantidas.
Leclerc erra e bate! Divulgação Formula 1
Na volta 54 Leclerc tentava atacar Perez e num momento de distração do monegasco, ao passar por cima de uma zebra, o F1-75 de Leclerc se perdia na pista e batia levemente no muro, ocasionando de cara a perda de posição para Norris, o que lhe fez ir aos boxes para a troca do bico e com isto, cair para o nono lugar.
Ao final da corrida vimos um imponente Max Verstappen maximizar o final de semana de Ímola levando a maior soma de pontos possível, fazendo o famoso grand chelem, ao fazer a pole position para a corrida sprint, vencê-la, vencendo a corrida principal e de quebra, fazendo também a melhor volta do domingo.
Imola ???????? The Sequel ???? #F1pic.twitter.com/DPnrzwXHVI
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) April 24, 2022
Norris foi uma boa surpresa ao final da corrida, que encerrou em terceiro e deu a McLaren o primeiro pódio da temporada, depois de um péssimo início de temporada.
Em suma foi literalmente o final de semana da Red Bull Racing, que ao fazer a dobradinha com a chegada de Perez em segundo, viu a Ferrari terminar apenas com um carro a prova na sexta posição e com isto, reduziu a vantagem do time italiano e de Leclerc, que ainda continuam na ponta, mas agora com uma vantagem menor.
Ou seja, todos os ingredientes para uma boa corrida o GP da Emilia Romagna nos deu, ainda que na ponta a monotonia reinou.
Mas, isto também faz parte das corridas...
Classificação final do GP da Emilia Romagna. Divulgação Formula 1
Compartilhe esse post: