FÓRMULA 1 - MAURO FORGHIERI NOS DEIXOU


.Pode não ser o nome mais lembrado no Brasil, mas seguramente é uma das figuras mais importantes que já passou pela Ferrari: ontem aos 87 anos, morreu Mauro Forghieri, um dos mais brilhantes engenheiros que a equipe italiana já teve.


Forghieri nasceu em 1935 em Modena, Itália e se formou em engenharia mecânica pela Universidade de Bolonha em 1960, sendo que três anos depois assumiu o departamento técnico da Scuderia, após o abandono de Carlo Chiti da função, que no ano anterior havia amargado o fato da Ferrari não ter vencido nenhuma vez, terminando a temperada no sexto lugar do mundial de construtores.

A primeira grande empreitada de Forghieri foi a criação de um novo motor V8, que já em 1964 deu o título de piloto a John Surtees, o que alegrou e empolgou o comendador Enzo Ferrari, que no ano seguinte recebia das mãos do patrão o comando de toda área técnica da Ferrari.

Na década de 70 Foghieri foi o responsável pela criação do Ferrari 312, carro multivencedor e que coroou o austríaco Niki Lauda com os títulos de 1975 e 1977 e o sul-africano Jody Scheckter em 1979.

“Quando entrei na empresa em 1965, dividia um escritório com Cavalier Giberti, o primeiro funcionário da Ferrari, enquanto Mauro Forghieri contratado alguns anos antes, era vizinho. Estávamos, portanto, separados por dez anos de idade e uma janela. Na verdade, nos víamos o dia todo, todos os dias. Forghieri era enérgico e apaixonado por tudo o que fazia. Ele era otimista e eu me lembro que em muitas dessas intermináveis reuniões na Gestione Sportiva, que começavam à noite e iam até a noite [do outro dia], eu mediava entre ele e meu pai. Eu sei que meu pai apreciava sua ética de trabalho incansável e ele sabia que qualquer erro só acontecia através de uma tentativa de fazer algo melhor e olhar para frente. Perdemos uma parte da nossa história, um homem que deu muito à Ferrari e ao mundo das corridas em geral”, disse Piero Ferrari, vice-presidente da empresa que leva seu sobrenome.

Foi pelas mãos deste brilhante engenheiro italiano que a Ferrari criou seu primeiro motor turbo, bem como a primeira caixa de velocidades automática transversal.

Sua importância para a Ferrari é tão grande que sob seu comando, além dos quatro títulos de pilotos citados acima, a Ferrari triunfou no mundial de construtores por sete vezes, com os títulos de 1964, 1975, 1976, 1977, 1979, 1982 e 1983 – após sua saída da Scuderia, a Ferrari só voltaria vencer no período que Jean Todt assumiu o comando da equipe, quando montou um super time que tinha Michael Schumacher como piloto.

 

Além da Fórmula 1, sob sua batuta a Ferrari venceu quatro vezes as 24 Horas de Le Mans, algo poderá fazer novamente a partir de 2023, quando retorna ao mundial de endurance com o novo protótipo 599P.

“Hoje é um dia muito triste para todos na Scuderia Ferrari. Lamentamos o falecimento de Mauro Forghieri, uma das pessoas mais incríveis que trabalhou por aqui. Ele foi nomeado gerente de equipe aos 27 anos e com suas brilhantes percepções e ideias, foi um dos últimos engenheiros polivalentes do mundo automobilístico. Eu o conheci e estive com ele em várias ocasiões e em cada uma das vezes foi algo especial. Ele foi até o fim um indivíduo verdadeiramente carismático. Suas ideias revolucionárias, juntamente com sua natureza vibrante e suas habilidades como grande motivador, mostram que ele desempenhou um papel muito importante em alguns dos momentos mais significativos da história da Ferrari e ele fez mais do que a maioria para alimentar a lenda do Cavalinho Rampante. Todos nós sentiremos falta dele”, disse Mattia Binotto, atual chefe de equipe da Ferrari.

Em suma, mesmo já não estando mais em atividade, a Ferrari e o automobilismo mundial perdeu uma das figuras mais importantes para o automobilismo mundial – sua contribuição e engenhosidade foram fundamentais para que as competições se tornassem o que ela é hoje.

 

Descanse em paz Forghi...

 

Foto: Divulgação (Ferrari)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
#formula1
#f1
#mauroforghieri
#ferrari
#v8
#lemans
#599p
#johnsurtees
#jodyscheckter
#nikilauda