FÓRMULA 1 - MERCEDES VOLTANDO PARA A MERCEDES: EIS O PRATEADO W13


A equipe Mercedes ficou mundialmente conhecida pelos seus carros prateados, comumente chamados de flechas de prata, porém como apoio ao seu piloto Lewis Hamilton em sua luta contra o racismo, adotou nas duas últimas temporadas a cor preta como a pele dos seus carros, mas agora com o lançamento do W13, o time volta a ter prata na casa.


É claro que a nova velha cor do carro é a evidência maior no novo modelo, porém ela acaba por ser a menor das novidades, já que o time alemão optou por um design que foge ao que a demais equipes apresentaram e que já eram dispares entre si.

A estrela de três pontas ousou mais uma vez e um dos elementos mais interessantes e ousados diz respeito ao assoalho do carro, especialmente a região logo abaixo dos sidepods, com pequenas ondulações, além do desenho das entradas de ar laterais e um conjunto de defletores posicionados à frente delas.

Reprodução

Falando ainda dos sidepods é notável o desenho com recortes ondulados, onde o direcionamento do fluxo de ar para a traseira do novo W13 tem uma área bem diferente na região junto ao assoalho do carro, formando “certo vazio” nesta região, que certamente tem uma função muito singular no direcionamento do fluxo de ar para a traseira do carro.

Olhando o carro por cima percebemos mais ondulações, sobretudo na região intermediária entre o Santo Antônio e o eixo traseiro, que ao ser vista lateralmente, é perceptível uma espécie de calombo (onde estão as letras NAS do patrocinador principal da equipe), que aliado ao assoalho, deve gerar um efeito interessante na condução do ar ao passar pelo carro.

Reprodução

Por fim, ao que tudo indica a Mercedes chegou a limite do regulamento no desenho de sua asa traseira, que aparenta ser bem mais agressiva se comparada ao que já foi visto dos outros times, algo que acredito que seja motivo de protesto por parte das demais equipes junto a FIA e a organização do campeonato.

O evento na sede da equipe em Brackley contou com a presença de Toto Wolff, Lewis Hamilton e George Russell, informou que hoje mesmo o carro irá para a pista de Silvertone usufruir dos seus 100 Km disponíveis para filmagens e realização de shakedown a fim de fazer algumas constatações na pista, daquilo que foi visto e simulado em túnel de vento e CFD.

Carro já foi para a pista! Reprodução

Resta saber se com o W13 volta ao prata, Hamilton irá brilhar novamente como fez em seu período de domínio absoluto na categoria.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
mercedes
amg
w13
lewishamilton
georgerussell
totowolff