Baku é um circuito de rua com personalidade própria, combinando retas rápidas com algumas seções extremamente estreitas e técnicas, especialmente em torno da famosa curva 9 no centro antigo da cidade. Como resultado, ao contrário da configuração de alta pressão aerodinâmica para Mônaco, as equipes tendem a optar por uma configuração de baixa a média em Baku: equilibrando a necessidade de aderência nas curvas apertadas com a necessidade de altas velocidades nas retas rápidas para facilitar as ultrapassagens. Em 2016, Valtteri Bottas – pilotando para a Williams na época – ultrapassou os 378 km/h em Baku (com pneus Pirelli): um recorde não oficial da F1 que ainda se sustenta.
Os pneus foram decisivos na prova de 2021. Reprodução
O clima pode ser quente, com temperaturas da pista acima de 50 graus, mas os limites apertados dos edifícios ao redor do circuito significam que existem áreas alternadas de luz e sombra, variando bastante a temperatura da pista na volta.
“Até Jeddah aparecer, Baku era o circuito de rua mais rápido do ano. Mas as exigências desta pista de rua ainda são relativamente baixas, pois nenhuma das curvas tira uma enorme quantidade de energia dos pneus devido aos baixos níveis de abrasão e cargas laterais contidas – o que significa que podemos ter a mesma nomeação de Mônaco.
Dito isto, as altas velocidades no Azerbaijão ainda colocam uma certa demanda nos pneus. O ponto principal é a tração, com a busca pelo equilíbrio certo entre os eixos dianteiro e traseiro sendo o principal desafio para todas as equipes: você precisa ter calor suficiente nos pneus dianteiros para gerar aderência, apesar das longas retas que os esfriam, mas não muito calor na parte traseira, caso contrário é fácil superaquecer nas zonas de tração. A temperatura da pista também é inconsistente em Baku, então, em suma, é uma pista bastante específica com alguns desafios técnicos diferentes, que são os mesmos para todos.”
Os pneus P Zero Amarelo médio e P Zero Roxo supermacios foram selecionados para a Fórmula 2 em Baku. Esta é a mesma nomeação de anos anteriores, embora o supermacio seja um novo composto para 2022. A mesma combinação já foi vista nesta temporada em Ímola, com os dois níveis entre os compostos proporcionando maior variação entre as diferentes opções estratégicas. Os pilotos recebem dois conjuntos do supermacio e três conjuntos do médio para usar no fim de semana, que inclui uma corrida de sprint de 21 voltas no sábado, bem como uma corrida longa de 29 voltas no domingo, quando ambos os compostos devem ser usados se estiver seco.
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