FÓRMULA 1 - UM INÍCIO AO RUBRO


Iniciamos a temporada 2022 da Fórmula 1 e de certa forma já esperado, confirmamos na corrida de domingo o bom carro que a Ferrari projetou para este ano, fazendo um 1-2 logo na abertura do campeonato.


O time italiano gestou um bem nascido F1-75 e de posse de dois bons pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz, que apesar de novos, já acumulam experiência suficientes para levar de volta a equipe ao seu tempo de ouro, onde muito vencia, disputava as posições de cima da tabela e era relevante dentro da Fórmula 1.

Mas, apesar do levante que deu a scuderia nesta pré-temporada e primeira corrida, isto não pode ser levado como um ponto fora da curva, pois ao analisarmos o espectro da corrida, percebemos que todos os carros que utilizam as unidades de potência italiana, salvo o piloto Mick Schumacher da Haas, terminaram dentro da zona de pontuação e é ai que a coisa começa a ficar interessante.

Reprodução

Então, vamos aos números!

Em 2021 as equipes que utilizavam as unidades de potência germânica, incluindo a equipe Mercedes, acumularam juntas 938,5 pontos, ao passo que o plantel servido pela Ferrari, também incluindo a mesma, somaram apenas 293 pontos, ou seja, 3,2 vezes a menos, o que nos faz perceber a imensa virada de chave que deu a equipe italiana.

E isto vem de um efeito direto da luta entre a Mercedes e a Red Bull Racing no ano passado, pois a Ferrari sabendo que nesta luta não teria forças para brigar, tratou de se manter viva, buscando otimizar o resultado de cada uma das corridas disputadas no intuito de trazer o maior volume de pontos pra casa, sem se preocupar em alucinadamente criar atualizações para o carro. Ao invés disso ela investiu tempo, cabeças pensantes e dinheiro no desenvolvimento não apenas do novo carro, mas também de uma nova unidade de potência e esta sim foi a mola propulsora das demais equipes que estão ligadas a ela.

Reprodução

O novo motor Ferrari tem potência suficiente para empurrar bem os seis carros que o compartilham e além disso, se mostrou bastante confiável desde a pré-temporada, já que foi exatamente o time vermelho quem mais acumulou quilometragem nos testes e isto se traduziu na belíssima corrida que fez Leclerc domingo, que largou bem e mesmo perdendo por duas vezes a primeira posição para Max Verstappen, teve capacidade ampla de nas mesmas voltas retomar a posição de liderança da corrida e abrir um boa margem de distância a seguir, que ao final da prova com a repentina quebra do RB18 do holandês, permitiu a equipe ter as duas posições de honra do pódio tomadas pra si.

Claro que estamos num inicio de temporada e ao longo do ano tudo pode mudar, porém diferente de em outras épocas, neste ano são as demais equipes quem vão ter que correr atrás da Ferrari e isto já é um passo imenso.

Reprodução

Neste final de semana teremos corrida novamente e pelas modificações realizadas no traçado de Jeddah, Arábia Saudita, tornando o circuito ainda mais rápido, podemos ter uma noção mais clara do quão a frente das demais a equipe italiana está e, caso Haas e Alfa Romeo confirme a boa forma, será efetivamente consumado que as novas regras da Fórmula 1 surtiram os efeitos buscados, o que é um grande alento para os fãs da categoria.

Não podemos ter certeza neste momento que o futuro será vermelho, mas no presente já está ao rubro e isto é uma ótima notícia para a categoria.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
ferrari
f175
f1-75
charlesleclerc
carlossainz
haas
alfaromeo