FORMULA INDY - LENDA DO AUTOMOBILISMO AMERICANO, AL UNSER MORRE AOS 82


Alfred Al Unser, o segundo membro da família Unser a vencer as 500 Indianápolis e o segundo piloto da INDYCAR SERIES na história a vencer quatro vezes no Indianapolis Motor Speedway, morreu em 9 de dezembro em sua casa em Chama, Novo México, após uma batalha de 17 anos contra o câncer. Ele tinha 82 anos.


A primeira temporada completa da INDYCAR de Unser foi em 1967, quando ele terminou em segundo lugar na Indy 500 para A J Foyt e no ano seguinte começou um período dominante na história do esporte. Depois de vencer cinco corridas para o proprietário do carro Al Retzloff, Unser juntou-se à Parnell Racing da Vel para a temporada de 1969, onde venceu cinco corridas adicionais com o mecânico George Bignotti. A dupla poderia ter vencido mais vezes se não fosse por Unser quebrar a perna em acidente antes da corrida das 500 Milhas daquele ano.

Em 1970, Unser somou mais 10 vitórias, sendo cinco seguidas. Durante duas temporadas, ele venceu 11 de 13 e 13 das 16 corridas, 25 vitórias em quatro anos., um recorde!

Unser venceu sua primeira Indy 500 em 1970! Reprodução

A primeira vitória de Unser no na Indy 500 veio no íconico #2 de Johnny Lightning Special, um Colt/Ford que liderou 190 das 200 voltas da pole. A margem de vitória sobre Mark Donohue, da Penske Racing, foi de 32s19.!

A segunda vitória de Unser na Indy foi com um carro semelhante, mas seu caminho para a vitória não foi tão suave. Unser largou na quinta posição e liderou apenas 103 voltas, incluindo as 83 finais. Peter Revson, da McLaren, terminou em segundo, 22,48 segundos atrás do vencedor.

Unser em ação na edição de 1971. Segunda vitória no Brickyard. Reprodução

Em 1978, Unser dirigiu para a equipe Chaparral no que era considerado carro de segunda linha. No entanto, ele foi competitivo durante toda a corrida, duelando com Danny Ongais até que este se retirou com falha no motor para dar a Unser uma vantagem de 35 segundos. Unser poderia ter terminado com essa margem, mas, em um raro erro, ele bateu um pneu em seu pit stop final. Tom Sneva tentou capitalizar, mas ele chegou oito segundos a menos.

Após falha no carro de Ongais, Unser venceu pela terceira vez em 1978. Reprodução

Unser e Sneva travaram uma batalha muito mais próxima na edição de 1983 da Indy 500, e esta edição teve a presença de Al Jr. em sua primeira corrida no mítico oval. Unser teve seu filho protegendo-o da pressão de Sneva, arduamente batalhou para superar o clã Unser na pista e obter sua única vitória na Indy. Posteriormente a USAC penalizou Al Jr. duas voltas por interferência. contra Sneva.

A primeira dupla pai-filho do Speedway foi uma prévia das coisas por vir. Em 1985, os Unsers lutaram entre si até a corrida final da CART, com o pai passando Roberto Moreno pelo quarto lugar nas voltas finais no autódromo de Tamiami Park, em Miami, para vencer seu filho pelo título da temporada por um único ponto.

Nem ele acreditou na vitória que faturou em na edição de 1987. Reprodução

Unser venceu três corridas pela Penske Racing. Em 1987, a equipe precisou de um substituto para Ongais, que havia sofrido uma concussão em um acidente na primeira semana na Curva 4 durante o treino. Unser, que estava desempregado e ainda em Indianápolis para ajudar na preparação do carro de seu filho, estava chateado com a Penske por liberá-lo no final da temporada anterior, mas ele sabia que esta era uma oportunidade muito boa para recusar.

Unser assinou com a condição de que receberia um novo motor Cosworth. No segundo fim de semana de qualificação, Unser conquistou a 20ª posição de largada, a segunda pior posição de largada desde que se tornou um vencedor da Indy.

Andretti dominou a corrida, liderando 170 das primeiras 178 voltas, mesmo batendo Unser, que não podia acreditar que ele estava dirigindo tão lentamente.

Quando o carro de Andretti desacelerou repentinamente com problemas de ignição, Roberto Guerrero assumiu a liderança mas ele enfrentava problemas com sua embreagem problemática. Com certeza, ele teve problemas para fazer o carro sair do pit box, e o motor parou. Enquanto a equipe de Guerrero o empurrava de volta para re-disparar o motor, Unser passou na frente imediatamente. Dezoito voltas depois, a inacreditável vitória foi confirmada.

"Todo mundo disse: 'Não acredito que ele ganhou a corrida!", disse Unser. "Eu disse: 'Eu também não posso acreditar que venci!'

Unser substituiu o acidentado Piquet na edição 1992. Reprodução

Em 1992, Unser substituiu o lesionado Nelson Piquet na Equipe Menard. Ele terminou em terceiro para dar à organização de John Menard e ao motor Buick seu melhor resultado na Indy 500.

Unser dirigiu por oito equipes diferentes no final de sua carreira entre 1987 e 1994, finalmente decidindo se aposentar em 17 de maio de 1994.

Unser terminou com 39 vitórias na INDYCAR, em sexto lugar na lista dos maiores vencedores de todos os tempos. Ele ganhou o prestigiado Hoosier Hundred no Indiana State Fairgrounds quatro anos consecutivos (1970-73).

Foyt, Unser, Mears e Castroneves. Os únicos homens a faturar a Indy 500 quatro vezes. Reprodução

Unser ilustrou sua versatilidade terminando em quarto lugar na Daytona 500 de 1968, uma de suas cinco corridas da NASCAR Cup Series. Ele também terminou em quarto lugar em uma corrida de estrada da Copa em Riverside, Califórnia. Ele foi o Novato do Ano da Stock Car da USAC em 1967 e conquistou o título da Corrida Internacional dos Campeões em 1978.?

Unser foi introduzido no Indianapolis Motor Speedway Hall of Fame em 1986 e no International Motorsports Hall of Fame em 1998. Sua coleção de troféus e carros está alojada no Museu Unser Racing em Albuquerque.


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
formulaindy
indycar
ims
500milhas
indy500
brickyard