O espanhol Alex Palou chegou em St.Louis com uma vantagem de 101 pontos para Scott Dixon que vinha em segundo na tabela e uma vantagem de 105 para Josef Newgarden piloto da Penske que estava em terceiro e ainda tinha chances matemáticas de ser campeão. A chance de liquidar a fatura e sair de St.Louis como campeão existia, mas era difícil, Palou além de vencer precisaria contar com o azar de seus dois concorrentes, sendo que Newgarden até a etapa no oval de Word Wide Technology Raceway, havia vencido todos os ovais da temporada, incluindo a rodada dupla no oval de Iowa. Dificultando ainda mais a chance de vencer com antecedência a temporada, Palou teria que pagar uma punição de nove posições no grid causado pela troca de motor. Minimizando os danos pela punição, Palou conseguiu se classificar em quinto, caindo para décimo quarto após pagar a punição. Por sorte, Scott Dixon também teve que pagar uma punição e largou duas posições atrás de Palou. Entretanto, como esperado, Newgarden foi o mais rápido e ficou com a pole.
CORRIDA
A corrida começou e nem todos do grid conseguiram completar a primeira curva, Benjamin Pedersen acabou rodando e acertou o muro da curva um chamando a primeira amarela da prova. Após a relargada, Newgarden manteve a liderança, lá atrás Palou vinha ganhando posições aos poucos e estava em décimo. A corrida seguiu sem maiores problemas. A primeira rodada de pit stops começou na volta 57. O segundo colocado Colton Herta foi para os boxes na volta 57. Palou parou na volta 58. Josef Newgarden foi para a volta 62 e ainda saiu à frente de seu rival. Por outro lado, Will Power e Scott Dixon seguiram na pista até a volta 65, colocando-se numa estratégia diferente dos demais pilotos.
A segunda janela de Pit começou na volta 102, quando Pato O'Ward foi para o pit, na volta seguinte Newgarden tentando se proteger de um possível undercut parou também, assim como o líder do campeonato Palou parar para reabastecer e trocar pneus. A jogada de Newgarden deu certo, já que ele retornou para a pista na frente de Pato. Herta que ficou na pista parou apenas na volta 113. Na volta 123, Takuma Sato acabou batendo e provocou a segunda amarela da prova, essa amarela mudou por completa o cenário da disputa, uma vez que Scott Dixon e Will Power estavam em uma estratégia diferente dos demais, ambos estavam com uma parada a menos que os demais, e eram líder e vice líder da prova respectivamente e a janela de parada de ambos se aproximava. Com a amarela, todos optaram por parar mais uma vez, entretanto era apenas a segunda parada de Dixon e Power sendo a terceira dos demais.
MAIS ECONÔMICA QUE CARRO 1.0
Scott Dixon manteve a liderança com Newgarden logo atrás dele, separados por menos de 1 seg até que na volta 166 Josef Newgarden parou no Pit visando uma estratégia de realizar dois stints curtos, porém com pneus novos tentando ter vantagem sobre os demais pilotos. Dixon por outro lado conseguiu se manter na pista até a volta número 195 quando finalmente parou no pit com um stint de aproximadamente 70 voltas, porém algumas foram realizadas em bandeira amarela que ajudou a poupar um pouco mais de combustível. Até o final da prova ainda restavam pela frente 65 voltas e sem amarelas, seria muito difícil poupar combustível suficiente para completar a prova sem realizar ao menos um Splash and go.
Na volta 200 Pato era o novo líder seguido por Newgarden que sempre esteve entre os líderes praticamente desde o início da prova, Dixon vinha apenas na décima posição, mas todos estavam de olho no piloto da Ganassi pois havia a chance de Dixon não precisar mais parar nos boxes. Na volta 201 Alex Palou fez seu último Pit stop voltando na décima quinta posição. As chances de Newgarden tirar bons pontos para Palou corriam bem, pelo menos até o piloto da Penske parar pela última vez na volta 208, retornando no meio do pelotão, Newgarden era um dos mais rápidos na pista, porém ao tentar realizar mais uma ultrapassagem, acabou pegando a parte suja da pista e tocou o muro, danificando seu carro, forçando o americano a entrar no Pit para reparos dando adeus a chance de brigar pelo título.
Scott Dixon assumiu novamente a liderança da prova, quando a última rodada de pit stop começou, Dixon havia parado pela última vez na volta 195, já faziam 25 depois de sua parada, mas ainda restavam mais 40 pela frente, assim como Dixon, Power também vinha em estratégia de economia e estava em segundo, porém diferente do piloto da Ganassi, Power da Penske não conseguiu se manter até o final da prova sem fazer mais uma parada e foi obrigado a ir para o pit para realizar mais uma parada. Contrariando todos, Dixon se manteve na pista e incrivelmente conseguiu economizar e rodar 65 voltas com um tanque de combustível e vencer a prova com uma parada a menos que os demais, isso tudo em uma prova que teve apenas duas amarelas. Mesmo saindo da décima sexta posição e vencendo a prova, o que chamou mais a atenção foi o quanto o piloto da Ganassi conseguiu economizar seu combustível. Esta foi sua segunda vitória consecutiva já que Dixon havia vencido a etapa anterior no misto de Indianápolis. Alex Palou conseguiu salvar um sétimo lugar. A diferença entre ambos caiu de 101 para 74, com 100 pontos em jogo, as chances de Dixon são pequenas, mas se existe alguém que pode reverter essa situação é o neozelandês.
Compartilhe esse post: