ENDURANCE: PORSCHE 911 GT3R VENCE AS 1000 MILHAS DE SÃO PAULO


Uma das mais tradicionais provas de longa duração do Brasil, as 1000 Milhas Chevrolet Absoluta - GP Cidade de São Paulo foi realizada neste domingo (28). A prova contou com um grid de 60 carros e após 12 horas de maratona foi vencida pelo trio formado por Ricardo Maurício, Marcel Visconde e Marçal Muller que estavam guiando o Porsche 911 GT3R da Stuttgart Motorsport. Com a vitória na edição de 2024, a marca alemã chegou a sua 9° triunfo em 1000 Milhas.


MARATONA DE 12 HORAS

Com a largada sendo realizada tradicionalmente da meia noite do sábado para o domingo, 60 carros rasgaram a reta de Interlagos iluminados pelo show pirotécnico que coloriu o céu sobre o autódromo da capital paulista. O Sigma P1 da equipe Techforce, campeão da edição de 2022 saiu na pole e manteve a liderança sem dificuldades, seguido pela Mercedes AMG GT3 com o AJR #72 em terceiro e o Porsche 911 GT3R em quarto. Como de costume uma prova de longa duração a durabilidade do equipamento conta muito, com cerca de apenas 20 minutos de prova, o líder da disputa teve problemas de alternador, forçando assim o Sigma P1 a fazer uma parada para reparos, ficando 12 voltas atrás atrás do líder. Quem assumiu a liderança foi o quarteto formado por Alan Hellmeister / Reginaldo Nappi / Lucas Vaccari / Alexandre Auler passou a liderar a prova com a Mercedes AMG GT3, mas acabou superado pelo Porsche GT3R da Stuttgart poucas voltas depois.

O quarteto do Sigma começou uma prova de recuperação, mesmo estando atrás com uma desvantagem de várias voltas, os pilotos do protótipo gaúcho não se deram por vencidos, com um ritmo alucinante chegaram a descontar vários giros, ficando apenas 2 voltas de desvantagem do líder, estabelecendo a volta mais rápida da prova com a marca de 1:32.983. Porém o alto número de bandeiras amarelas, o envolvimento em um acidente ao amanhecer e a forte chuva que chegou faltando pouco menos de 1h e 30min dificultaram a realização do sonhado bicampeonato na geral, mas mesmo com todas as adversidades o quarteto formado por Aldo Piedade Jr. / Emílio Padron / Marcelo Vianna / Jindra Kraucher conseguiram o segundo lugar na geral e o primeiro lugar na categoria P1.

Por outro lado, a equipe Stuttgart Motorsport não teve nenhum problema ao longo das 12 horas de disputa e completou 343 voltas ao meio-dia do domingo, das 343 voltas, uma boa parte delas sendo completadas na liderança da disputa. Com essa vitória, a marca alemã chega ao marco de 9 conquistas na geral das 1000 Milhas.

 

AMARELAS E CHUVA MARCARAM PRESENÇA

Uma prova de 12 horas já é de se esperar um alto número de interrupções provocadas por quebras, acidentes e fatores meteorológicos. A edição de 2024 não foi exceção, ainda na primeira hora de prova, um forte acidente entre a Mercedes CLA 45 #69 e o AJR 75#. Na saída da curva do Pinheirinho ambos acabaram se tocando, o AJR acabou atravessando na frente da Mercedes que nada pode fazer e acabou indo em direção aos pneus da proteção externa da pista onde espremeu o AJR contra os pneus. A equipe de resgate foi prontamente acionada chegando no local pouco tempo após o acidente, felizmente nada de grave aconteceu e apenas danos materiais foram contabilizados. Outro acidente que acabou marcando a edição de 2024 aconteceu já ao amanhecer, com cerca de 6 horas de prova, o protótipo ABS acabou tocando no Celta #69 com o toque o protótipo acabou rodando na frente do Celta que não conseguiu desviar, acertando o protótipo e por fim capotando, dando um giro completo e parando com as quatro rodas no chão novamente, tentando desviar dos carros que ficaram no meio da pista, o protótipo Sigma acabou escapando pela grama e ficando preso, necessitando do auxílio da equipe de resgate para voltar para a disputa. No acidente, o quarteto do Celta acabou abandonando a prova.

As quebras também causaram entradas do Safety Car, sendo uma delas causada pelo protótipo Spyder #20 que quebrou o motor no meio da reta lavando a pista de óleo da linha de chegada até a saída do S do Senna, causando a entrada do safety car que ficou na pista por cerca de 50 minutos.

Por se tratar de um evento em São Paulo a terra da garoa, a chuva não poderia ficar de fora, presente em boa parte da semana que antecedeu a prova, a chuva resolveu cair na parte final da disputa, faltando cerca de 1 hora e 30 minutos para o final, um pé d’água caiu sobre o autódromo forçando assim a última intervenção do safety car que durou até às voltas finais.

VENCEDORES POR CATEGORIA

P1 – Aldo Piedade Jr. / Emílio Padron / Marcelo Vianna / Jindra Kraucher (Sigma G5 P1 #12 / Sigma – TechForce)

P2 – Guga Ghizo / Pedro Queirolo / Bley Jr. / Luiz Cesar Jr. / Edu Souza (MRX Audi Turbo #73 / LT Team)

P3 – Guga Ribas / Robbi Perez / Alexandre Andrade Jr. / Tiel de Andrade / Edu Pimenta (MC40 Honda #5 / MC Tubarão)

P4 – Emerson Pinheiro / Bruno Pinheiro / Rodrigo Bianchini (Protótipo R1 #9 / ART Racing)

PN1A – Rodrigo Bonora / Nenê Finotti / Igor Taques / Cezar Martins / Davi Vianna (Fuspyder #1 / Bonora Racing)

GT3 – Ricardo Maurício / Marçal Müller / Marcel Visconde (Porsche 911 GT3R #55 / Stuttgart)

GT4 – Melik Najm / Marcel Marchewicz / Renan Guerra / Cesar Fonseca (Mercedes AMG GT4 #420)

GT4L – Kim Camelo / Henry Visconde / Enzo Visconde / Paulo Sousa (BMW 240i #64 / MC Tubarão)

TN1 – Emerson Piedade / Ale Peppe / Luis Cirino / Aleandro Fortunato (Chevrolet Onix #43 / Alpie Racing)

TN1A – Riccardo Savio / Ricardo Parente / Daniel Dini (Chevrolet Corsa #216 / OTO Racing)

TN2 – Luiz Sérgio / Marcus Motta / Ricardo Ferraz (Fiat Palio 1.9 Turbo #223 / LL Racing)

TN1.4 – Dudu Fuentes / César Labrea / Agostinho Ardito / Vito Ardito (Chevrolet New Onix #117 / Box 4 RS)

TNC – Nenê Finotti / Flávio Gomes / Chris Pampuch / Kaio Dias / Arnilha (VW Passat #19 / LF)

 

TOP 3 NA GERAL

1° Ricardo Maurício / Marçal Müller / Marcel Visconde (Porsche 911 GT3R #55 / Stuttgart)

2° Aldo Piedade Jr. / Emílio Padron / Marcelo Vianna / Jindra Kraucher (Sigma G5 P1 #12 / Sigma – TechForce

3° Melik Najm / Marcel Marchewicz / Renan Guerra / Cesar Fonseca (Mercedes AMG GT4 #420)

 

 

FOTOS: OSWALDO OLIVEIRA/ OSWFOTO/ CONTEUCO MOTORSPORT


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
ENDURANCE
PORSCHE
GT3R
1000 MILHAS