Entrando nesta onda da inovação, a Goodyear juntamente com a equipe Hendrick Motorsport, que colocará na pista um Chevrolet Camaro ZL1 adaptado da Nascar, vai literalmente sentir o asfalto de La Sarthe: a fabricante norte-americana fornecerá pneus com sensores que avaliarão em tempo real as condições de temperatura e pressão, o que permitirá à equipe realizar ajustes com a finalidade de otimizar os calçados do ZL1, que são as únicas peças do carro que literalmente tem contato com o asfalto.
A inovação neste tipo de sensor vem do fato deles serem passivos, ou seja, funcionam sem o uso de bateria e para tornar a coisa ainda mais tecnológica, eles foram curados junto com a borracha quando estava sendo moldado o pneu. Ou seja, não se tratam de sensores que foram colocados no sistema pneu-roda, mas sim equipamentos que fazem parte do próprio pneu.
“Sabendo que os pneus são a única ligação do veículo com o asfalto, têm o potencial de proporcionar um volume gigante de informações em tempo real, para que seja possível melhorar o desempenho dos pilotos nas mais duras condições. A Goodyear orgulha-se, enormemente de contar com a inteligência de pneus para proporcionar este potencial aos esportes motorizados, sendo um privilégio colaborar com a Nascar, com a Hendrick Motorsports e com a Chevrolet nesta participação do Garage 56”, disse Rich Kramer, CEO e Presidente da Goodyear.
O time de profissionais que compõe esta “edição” do Garage 56, ao longo dos últimos 12 meses passaram por oito pistas, totalizando 12 mil quilômetros rodados divididos em dez sessões de testes.
Vale lembrar que para este ano o carro que compete pela Garage 56 é uma parceria da Goodyear com a Chevrolet, Hendrick Motorsport e a Nascar, onde se observar o grid da competição, exceto este Camaro que irá competir por esta categoria, apenas os protótipos da classe LMP2 utilizam os pneus da fabricante norte-americana.
Fotos: Divulgação
Compartilhe esse post: