ENDURANCE - O ENCONTRO DA NASCAR COM LE MANS


A Nascar, campeonato de stock cars norte-americano é uma das competições mais fantásticas e disputadas do planeta, mesmo estando resumido apenas ao território dos EUA e, devido a sua grande importância para o cenário automobilismo mundial, ela não poderia ficar de fora da celebração dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans.


Mas como assim? Um carro da Nascar no endurance? Explico.

A mítica prova francesa tem desde 2012 a Garage 56, uma área dedicada exclusivamente a inovação tecnológica, algo que acompanha a prova desde seu inicio em 1923, onde por exemplo, faróis de neblina, freios a disco e até mesmo o diesel como combustível automotivo, foram testados pela primeira vez na centenária prova francesa – a cada ano uma marca, grupo de desenvolvedores ou como neste ano, uma categoria, coloca um carro no grid da corrida, que será exposto a exaustão das 24 horas que a prova dura.

Neste ano a Nascar e a equipe Hendrick Motorsport vão levar um Chevrolet Camaro ZL1 da atual geração da competição da terra do Tio San para a pista e como haveria de se esperar, é um híbrido do carro que compete regularmente na Cup Series, adaptado para as condições de uma prova como as 24 Horas de Le Mans – em suma o carro da Garage 56 é um Next Gen, como é chamado o modelo que estreou em 2022 na competição, com algumas modificações.

Especulou-se por um bom tempo que o carro da Nascar que viria para a prova francesa poderia contar com propulsão elétrica ou híbrida, porém a receita do modelo da Cup Series foi mantida.

O modelo emprega o mesmo motor V8 do Camaro de competição, um Chevrolet R07, dotado de um bloco de ferro fundido de 5.8 Litros naturalmente aspirado, com injeção direta de combustível, cujo tanque foi aumentado dos 79 litros do carro que compete na Nascar, para abrigar 127 litros de combustível, suficiente para um bom stint na prova francesa.

Este carro destinado a Le Mans possui 50mm a mais em seu comprimento (tem 4.961mm de comprimento total), porém pesa menos se comparado ao modelo do campeonato: são 1.342 Kg do Garage 56, contra os 1.580 Kg da Nascar.

Além disso, diversos apêndices aerodinâmicos são diferenciados, pois as condições de pista da Nascar, que normalmente competem em circuitos ovais, diferem em muito do circuito de La Sarthe, que conta inclusive com grandes retas, o que pede um arrasto aerodinâmico diferenciado, haja visto por exemplo o aerofólio, que pulou de 4 polegadas do modelo que compete nos EUA, para 6 polegadas no Garage 56.

Para a empreitada de 24 horas o time escalou o piloto britânico Jenson Button, campeão da Fórmula 1 de 2009; o norte-americano Jimmie Johnson, sete vezes campeão da Cup Series na Nascar e o alemão Mike Rockenfeller, piloto do IMSA na classe GTP, que já venceu a mítica prova francesa em 2010.

Ou seja, o espirito dos ovais americanos irá pairar sobre os 13 quilômetros de curvas e retas neste centenário de uma das mais importantes e marcantes provas do automobilismo mundial – será verdadeiramente o encontro de duas grandes competições, celebrando o legado de inovações e paixão que o automobilismo traz ao mundo.

Fotos: Divulgação


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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