São Paulo (SP) – Representantes da NASCAR americana, liderados pelo seu vice-presidente de relações internacionais, Chad Seigler; da Sprint Race, do seu presidente Thiago Marques, e o presidente da Mais Brasil Esportes, Carlos Col, se reuniram na noite desta quarta-feira, 16 de novembro, para anunciar a parceria, já firmada na sede da corporação em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Com esta iniciativa, a partir de 2023, a categoria brasileira e passará a se chamar NASCAR Brasil – Sprint Race.
O lançamento foi realizado no Roof Top 033 – Teatro Santander, contando ainda com a presença dos executivos da NASCAR, Jimmy Small, diretor sênior de operações comerciais internacionais, e Chelsea Saunders, diretora sênior de operações e estratégia de negócios internacionais, Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), além de pilotos, patrocinadores, parceiros e imprensa.
“O cenário do automobilismo brasileiro é de evolução e merecedor de uma grande conquista como esta. Tenho certeza que esta possibilidade de desenvolver a NASCAR no Brasil, trazendo alguns dos conceitos americanos, é uma oportunidade sem precedentes. E isso não é uma conquista só nossa e sim de todo o automobilismo nacional”, avalia Thiago Marques.
Marques ressalta que a parceria com a categoria americana pode elevar o desenvolvimento tecnológico do esporte a motor no Brasil. “O envolvimento que eles terão com a categoria, gerará melhorias que todos nós estamos procurando para nosso automobilismo, sem dúvida, é motivo de muito orgulho e muita satisfação”, declara.
NASCAR Brasil Sprint Race se junta a NASCAR Mexico, NASCAR Pinty e a NASCAR Whelen Euro como a quarta presença internacional sob a Bandeira da NASCAR. Em 2023, a NASCAR estará presente em 12 países diferentes em três continentes.
“Brasil é um país vibrante, com uma riqueza cultural e histórica em esportes a motor e, portanto, um local perfeito para nossa primeira competição na América Latina”, afirma Chad Seigler, Vice-Presidente Internacional da NASCAR. “NASCAR Brasil Sprint Race vai mostrar o verdadeiro show que é a disputa lado-a-lado que define tão bem a NASCAR, dando a enorme experiência aos fãs brasileiros a sensação de fazer parte deste evento. É a nossa expectativa e desejo que esta competição abra novos caminhos para que os melhores pilotos, mecânicos, engenheiros, enfim, toda a comunidade envolvida possa almejar participar da prestigiosa competição da NASCAR nos Estados Unidos”.
PRINCIPAIS NOVIDADES
Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos ao longo da temporada aos melhores colocados de cada corrida. Além disso, os três campeões (um por divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR Awards nos Estados Unidos a cada temporada.
Algumas práticas da NASCAR estão em estudo para serem adotadas nas disputas brasileiras. Entre elas:
- Relargada em fila dupla;
- Inserção de “Lucky Dog” – passe livre ao carro que tem uma volta a menos recuperá-la;
- Autonomia ao Diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa com safety car em pista.
Dentre os melhores “rookies” (jovens pilotos e estreantes) alguns competidores serão selecionados para participar do programa “Drive Development” da NASCAR Academy Internacional Driver, a superseletiva que premia o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR americana.
Também haverá troca de experiência comercial, de marketing, técnica e desportiva entre as equipes brasileiras da NASCAR Brasil e os times americanos. Também há um plano de convite à patrocinadores de pilotos para assistirem eventos da NASCAR nos Estados Unidos.
Para os pilotos inscritos e confirmados para a etapa 2023, haverá convites para a visitar a icônica prova “Daytona 500”, que será disputada em fevereiro próximo.
Um dos pilotos da NASCAR Brasil pode ser selecionado para correr no E-NASCAR Internacional, o campeonato do jogo oficial da categoria.
ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO
A classificação dos pilotos permanece a mesma – PRO para pilotos profissionais, PROAM para jovens pilotos com até 28 anos e pilotos experientes não profissionais, e AM pilotos acima de 28 anos. “O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela”, aponta Thiago Marques.
O campeonato da categoria dará a largada à sua décima segunda edição, entre os dias 25 e 26 de março, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O calendário prevê oito etapas, com duas corridas em cada, em sete diferentes circuitos brasileiros, que é sempre uma atração à parte, diversificado e eclético.
Das atrações da próxima temporada, o destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de três anos, e no qual prevê a participação de um dos competidores da NASCAR americana para compor o grid junto com os demais titulares em 2023.
Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma década de Sprint Race, estarão presentes na NASCAR Brasil. Entre elas, a “#SuperPole” (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a “#InverseRace”, com grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; a “#SetUpFree”, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto do seu carro; além da decisiva “#MatchPoint”.
Confira os locais e datas (*) da NASCAR Brasil - Sprint Race 2023:
Etapa 1 – 26 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 30 de abril – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 3 – 04 de junho – Londrina (PR)
Etapa 4 – 02 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 5 – 06 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 6 – 17 de setembro – Velocitta (SP) / Goiânia (GO)
Etapa 7 – 15 de outubro – Tarumã, Viamão (RS)
Etapa 8 – 19 de novembro – Goiânia (GO)
(* calendário sujeito a alterações)
As emoções da NASCAR Brasil – Sprint Race serão transmitidas ao vivo, via streaming, nos perfis de suas redes sociais e canais das plataformas de vídeo da competição, pelas quais haverá ampla cobertura dos bastidores, e, no Youtube, no canal da @MotorsportBrasil. O canal de TV por assinatura BandSports transmitirá ao vivo, junto com um compacto dos melhores momentos, a última corrida de cada etapa.
HISTÓRICO SPRINT RACE
Em 12 de maio de 2012, o campeonato iniciou as atividades nos circuitos nacionais e a primeira etapa foi no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista. Porém, os treinos preparatórios e testes com seus bólidos sempre estiveram concentrados no Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais (PR), onde fica localizada a sede da Sprint Race.
A categoria sempre contou com novidades em todas as suas temporadas. Um dos marcos da competição e da história do automobilismo foi à estreia da categoria na América do Norte, em 2019, com as provas da Sprint Race Internacional Cup, nos icônicos autódromos de Homestead e Sebring, na Flórida (EUA) e atravessando a fronteira ao sul para etapas em Rivera, no Uruguai.
Fotos: DUDA BARRIOS
Compartilhe esse post: