OUTRAS - AYRTON SENNA NOS ARES


O nome Ayrton Senna permanece imortal na mente humana, mesmo tendo se passado 27 anos de sua morte.


Antes de morrer Senna criou sua marca, que foi largamente utilizada no mundo dos negócios, aparecendo em barcos, relógios, motocicletas, importação de veículos, entre outros, onde esta após sua morte foi mantida pela família, que agora se associa a Embraer, fabricante nacional de aeronaves para a criação de um novo veículo: um carro elétrico voador.

Através da Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana da fabricante brasileira, está sendo desenvolvido um eVTOL, Electric Vertical Take-Off and Landing, ou simplesmente veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical, exatamente no momento que a empresa comemora seu primeiro ano de vida.

“Sou um privilegiado por ter feito parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. Sua ousadia, capacidade de superação e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foi uma inspiração para seguir a carreira em engenharia. Tenho a certeza de que esta parceria vai contribuir muito para inspirar as novas gerações a desenvolverem as tecnologias que vão transformar o futuro”, afirmou Andre Stein, CEO da EVE.

No próximo dia 6 de dezembro a Eve realizará no Rio de Janeiro uma série de testes com algumas aeronaves protótipo desse tipo de veículo, fazendo uma rota de ligação entre a Barra da Tijuca e o aeroporto Tom Jobim, o Galeão, com supervisão da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira.

O modelo a ser testado possui dez hélices movidas por motores elétricos e na versão final de produção poderão ser acrescidos outros dois rotores na parte superior da aeronave, podendo melhorar o desempenho do produto.

Por ser um veículo de propulsão elétrica, o novo carro voador (para mim aeronave) terá emissão zero de poluentes e como tem sua finalidade a mobilidade urbana, não deverá contribuir com barulho, o que para os grandes centros urbanos é algo muito importante, uma vez que as cidades ao redor do mundo não barulhentas por natureza.

“A marca Senna tem no seu DNA e propósito desafiar sempre os limites em todos os campos de atuação, proporcionando ao mundo produtos inovadores que mostrem que superar os limites é possível e necessário. No campo da sustentabilidade e mobilidade, sabemos que o futuro será criar novas soluções de locomoção integradas que foquem em desenvolver uma economia sustentável, melhoria na qualidade de vida mundial e do nosso planeta. Esse desafio é coletivo e estamos colaborando com um dos principais líderes nessa revolução, que é a EVE. Poder se associar a uma empresa como a EVE é um grande privilégio”, disse Bianca Senna, CEO da marca Senna.

Desta forma, em breve podemos ver o nome Senna voando por ai e o legado e a história continua.

Foto: Reprodução (Eve Air Mobility)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
ayrtonsenna
senna
embraer
airmobility
carroeletrico
carrovoador
vtol
evtol