STOCK CAR: O BOM FILHO À CASA TORNA


Finalmente chegou o mês de maio, que para os amantes do automobilismo, é um mês sagrado.


O último final de semana do mês é um dos mais aguardados por aqueles que tem gasolina correndo nas veias, domingo dia 28/05 tomaremos café da manhã nas ruas do principado com o GP de Mônaco de Fórmula 1, almoçaremos em Indiana, com a maior prova do automobilismo mundial, as 500 milhas de Indianápolis e encerramos o dia, na verdade a noite, com a mais longa prova do calendário da Nascar Cup a Coca-Cola 600 disputada em Charlotte.

Porém este ano os brasileiros têm outro motivo para comemorar a chegada do mês da velocidade, no penúltimo final de semana do mês, Tarumã receberá novamente uma etapa da Stock Car. A categoria teve seu início no tradicional autódromo gaúcho, sendo disputada a primeira corrida da história da Stock Car no dia 22 de abril de 1979, 10 opalas foram para a pista e quem saiu com a vitória foi Afonso Giaffone Júnior.

Galid Osman. Reprodução

A 3° etapa do ano será realizada no dia 21/05. Tarumã não recebe a Stock Car desde 2017, etapa que teve as vitórias da dupla da RC Eurofarma, Daniel Serra e Ricardo Maurício, vencendo respectivamente a prova 1 e 2.

A etapa disputada em 2017, não foi realizada no traçado original de Tarumã, a pista contou com uma chicane "improvisada" entre as curvas 2 e a curva do laço, visando diminuir a velocidade com que os carros chegariam no miolo do circuito, ao que tudo indica, após ter passado por várias reformas, e com enorme empenho do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul o traçado original voltará a ser usado este ano. Além da Stock Car Pro Series, teremos também a realização da 2° etapa da Stock Series e também a 3° etapa da Turismo Nacional.

DADOS E CURIOSIDADES

Traçado de Tarumã é conhecido por ser impiedoso não aceitando erros, conta com uma das curvas mais famosas do automobilismo nacional, a temida CURVA 1, como o próprio nome já diz, é a primeira curva do traçado, feita em pé embaixo, com uma curta área de escape, outra curva famosa é a curva do TALA LARGA, local onde ficam acampados os torcedores que lotam as dependências do autódromo em dia de corrida. O traçado tem 9 curvas distribuídas nos 3.016m, sendo esse o segundo menor traçado da temporada da Stock Car, a pole em 2017 foi de Galid Osman com o tempo de 1:07.800.


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
stockcar
stockproseries
chevrolet
toyota
taruma